Economistas participam do governo de transição

Desde o dia 8 de novembro, quando o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin assinou a portaria que instalou o gabinete de transição, foram indicados diversos profissionais para compor 31 diferentes grupos técnicos. E há muitos graduados em economia ocupando posições de destaque – o próprio presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, é um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Antonio Corrêa de Lacerda, presidente do Cofecon e um dos coordenadores do grupo de Planejamento, Orçamento e Gestão

Lacerda é Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A trajetória acadêmica inclui doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lacerda é autor de cerca de 20 livros da área de Economia e se dedica continuamente à produção de artigos relevantes para o entendimento da conjuntura do país, regularmente veiculados em jornais de grande circulação. É colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Entre os seus livros, encontram-se “Economia Brasileira”, “Desnacionalização” – vencedor do Prêmio Jabuti de 2001, na área de economia; “O Mito da Austeridade”; e “Reindustrialização: Para o Desenvolvimento Brasileiro (com lançamento em dezembro de 2022)”. 

Os grupos de trabalho 

 Cada um dos grupos temáticos de trabalho da equipe de transição é composto por coordenadores, por um relator (indicado pelos coordenadores), por um assessor administrativo (preferencialmente um servidor de carreira) e por integrantes permanentes ou eventuais convidados pela coordenação. A Portaria nº 66, de 1º de dezembro de 2022, nomeou os integrantes permanentes de cada grupo – os chamados integrantes técnicos. 

Economistas do Cofecon 

Os conselheiros federais Fernando de Aquino Fonseca Neto e Júlio Miragaya estão entre os 21 profissionais nomeados como integrantes permanentes – os chamados membros técnicos – do grupo de trabalho de Desenvolvimento Regional.  

Fernando de Aquino, conselheiro federal e membro técnico do grupo de Desenvolvimento Regional

Fernando de Aquino Fonseca Neto é coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon. Economista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em economia pela mesma instituição e doutorado pela Universidade de Brasília, integrou o quadro de economistas da UFPE e de auditores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Atuou como professor na União Educacional de Brasília, na Faculdade Boa Viagem e na Universidade Católica de Pernambuco. É analista do Banco Central do Brasil no Departamento de Operações do Mercado Aberto. 

Júlio Miragaya, conselheiro federal e membro técnico do grupo de trabalho de Desenvolvimento Regional da equipe de transição

Júlio Flávio Gameiro Miragaya é economista pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, com especialização em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem mestrado em gestão territorial e doutorado em desenvolvimento sustentável, ambos pela Universidade de Brasília. Foi diretor técnico de atendimento do Sebrae/DF, presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal e atuou também no Ministério da Integração Nacional. 

Outros economistas 

E não é apenas nas áreas mais estritamente ligadas à economia que há profissionais das Ciências Econômicas trabalhando na transição. Nos grupos de trabalho de Educação, Mulheres e Direitos Humanos há economistas qualificados atuando – o que mostra a pluralidade de atividades que podem ser desenvolvidas utilizando-se o instrumental econômico.  

O coordenador dos grupos técnicos é Aloízio Mercadante, ex-ministro da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Casa Civil durante o governo de Dilma Rousseff. Ele é graduado pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor pela Unicamp.  

No grupo de Planejamento, Orçamento e Gestão, do qual Lacerda faz parte, há outros quatro economistas – os professores Esther Dweck e Marcio Pochmann, o deputado Enio Verri e o servidor público Márcio Gimene.  

Esther Dweck, ganhou o prêmio Mulher Economista do Cofecon em 2021 e é uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Planejamento, Orçamento e Gestão

Esther Dweck é economista e professora, graduada em Ciências Econômicas e com doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ. No Governo Dilma, ela atuou no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão entre 2011 e 2016. Foi reconhecida pelo Cofecon com o prêmio Mulher Economista de 2021. A economista participou em evento promovido pelo Cofecon, disponível AQUI, sobre a política econômica após a pandemia. Falou também ao podcast Economistas em episódio que tratou dos temas Alta da gasolina, desemprego e desempenho da indústria. Clique AQUI para ouvir na íntegra.  

Marcio Pochamann, economista, político e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Planejamento, Orçamento e Gestão

Marcio Pochmann é economista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado pela Unicamp. Foi presidente da Fundação Perseu Abramo de 2012 a 2020 e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada entre 2007 e 2012. Também atuou como secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade em São Paulo. É professor titular da Unicamp, tendo atuado também em outras universidades, e foi pesquisador visitante em universidades na França, Itália e Inglaterra. Em 2007 foi reconhecido pelo Cofecon como Personalidade Econômica do Ano.  

Enio Verri é deputado federal pelo PT-PR reeleito para o terceiro mandato. Economista e professor, ele já exerceu diversos cargos na administração municipal de Maringá (PR), foi deputado estadual, secretário estadual de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná. Na Câmara Federal sempre atua na área orçamentária, financeira e de tributação.  

Márcio Gimene é graduado em economia pela UFRJ. Foi assessor técnico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM); coordenador de temas estratégicos e de gestão do conhecimento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Trabalha na Secretaria de Orçamento Federal do Ministério da Economia, além de ser Editor da Revista Brasileira de Planejamento e Orçamento (RBPO). 

José Luiz Oreiro, conselheiro regional do Corecon-DF e membro técnico do Grupo de Trabalho de Planejamento, Orçamento e Gestão

Um integrante técnico do mesmo grupo é o conselheiro regional José Luís Oreiro, do Corecon-DF. Oreiro possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em economia da indústria e da tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor adjunto do departamento de economia da Universidade de Brasília, tendo atuado também na Universidade Federal do Paraná entre 2003 e 2008. Também é organizador de vários livros. 

Grupo de Economia 

O grupo de Economia tem André Lara Resende, graduado pela PUC-Rio e PhD em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). É ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ex-diretor do Banco Central do Brasil, sendo um dos integrantes da equipe econômica que elaborou o Plano Real.  

Guilherme Mello, economista e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Economia

Guilherme Mello, economista com mestrado em economia política (PUC-SP) e doutorado em Ciências Econômicas (Unicamp), é diretor do Centro de Estudos de Conjuntura do IE/UNICAMP. Recentemente, Mello participou do seminário dos assessores econômicos dos presidenciáveis, promovido pelo Cofecon. O evento pode ser acessado na íntegra AQUI. Mello também foi entrevistado no podcast Economistas sobre a divulgação, pelo IBGE, do PIB do 1º trimestre de 2022. O episódio está disponível nas plataformas Anchor, Breaker, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts, Overcast, Pocket Casts, RadioPublic e Spotify ou clicando AQUI. Em 2021, foi convidado pelo Cofecon para debater política monetária, ao lado de membros do Cofecon e do também economista Gabriel Galípolo.   

O ex-ministro Nelson Barbosa, titular das pastas do Planejamento e da Fazenda no governo de Dilma Rousseff, faz parte da mesma equipe. Ele é graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado pela mesma instituição e doutorado pela New School of Social Research, em New York. Ocupou vários cargos no Ministério da Fazenda, no BNDES e no Banco Central do Brasil. Em janeiro deste ano participou do Economia em Debate, promovido pelo Cofecon, analisando as perspectivas econômicas para 2022. 

Outro economista do grupo é Pérsio Arida, também integrante da equipe que elaborou o Plano Real. Presidiu o Banco Central e o BNDES. É graduado pela USP e foi professor na PUC-Rio e no Institute of Advanced Studies, em Princeton, New Jersey, e da Smothsonian Institution, em Washington.   

Outros grupos 

O ex-presidente do Banco Fator Gabriel Galípolo integra o grupo de Infraestrutura

Gabriel Galípolo, que faz parte do grupo de Infraestrutura é graduado e mestre pela PUC-SP. Ele foi presidente do Banco Fator até 2021, é professor da UFRJ, pesquisador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais e conselheiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele participou de um debate sobre política monetária, realizado em maio de 2021, no Cofecon. 

Luciano Coutinho, economista e integra o Grupo de Trabalho de Indústria e Comércio

O grupo de Indústria e Comércio conta com um ex-presidente do BNDES: o economista Luciano Coutinho, que esteve à frente da instituição entre 2007 e 2016. Ele é graduado pela USP, PhD pela Universidade Cornell e professor titular da Unicamp. Em 2021 Coutinho foi um dos palestrantes do XXIV Congresso Brasileiro de Economia e falou sobre a matriz energética brasileira. A palestra está disponível na íntegra AQUI

Na mesma equipe de Coutinho estará Rafael Lucchesi, graduado em economia pela Universidade Federal da Bahia. Ele é diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria e também integra o Conselho Nacional de Educação.  

Fernando Pimentel, ex-presidente do Corecon-MG e membro técnico do Grupo de Trabalho de Indústria, Comércio e Serviço

Como membro técnico do grupo de Indústria e Comércio encontra-se um ex-ministro da pasta que levava este nome e ex-presidente do Corecon-MG: o economista Fernando Pimentel. Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais, atuou como docente na mesma instituição e foi prefeito de Belo Horizonte no mandato de 2005 a 2008. 

Henrique Paim, ex-ministro da Educação e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho da Educação

O grupo de Educação tem a presença de José Henrique Paim, graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi ministro da Educação no governo de Dilma Rousseff e diretor da área social no BNDES. Paim escreveu um artigo, publicado na edição 40 da revista Economistas, sobre os impactos da pandemia sobre a educação.

   

Luiz Antonio Elias, ex-vice-presidente do Cofecon e membro técnico do Grupo de Trabalho de Ciência, Tecnologia e Inovação

No grupo de Ciência, Tecnologia e Inovação encontra-se o economista Luiz Antonio Elias, ex-secretário executivo do ministério de mesmo nome durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Ele atuou como pesquisador titular do Instituto Nacional de Propriedade Industrial e é pós-graduado em economia industrial e de tecnologia pela UFRJ. Foi vice-presidente do Conselho Federal de Economia em 1999. 

Eduardo Fagnani, professor doutor do Instituto de Economia da Unicamp e editor da Revista Política Social e Desenvolvimento, faz parte do grupo de Previdência Social. Ele é organizador do livro “A Reforma Tributária Necessária”, publicado pela Anfip e Fenafisco com apoio do Cofecon. Em debate promovido pelo Fórum pela Redução da Desigualdade Social, do qual o Cofecon participa, Fagnani falou sobre justiça tributária. O evento pode ser assistido AQUI.  

O grupo de Comunicações tem a participação de Alessandra Orofino, graduada em economia pela Universidade de Columbia. Ela tem especialização em Direitos Humanos e é diretora executiva da ONG Nossas.  

Tânia Bacelar já foi conselheira federal e integra o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Regional

Tânia Bacelar, economista premiada pelo Cofecon como Personalidade Econômica do Ano 2018 e conselheira federal no período de 1996 a 2001, é reconhecida nacionalmente por seu trabalho em prol do desenvolvimento regional. Atuou por mais de 20 anos na Sudene e foi secretária nacional de Políticas Regionais no Ministério da Integração Nacional. No ano passado, ela participou do debate promovido pelo Cofecon sobre o filme A Bolsa ou a Vida. Ela fará parte do grupo de Desenvolvimento Regional.   

Junto a Tânia Bacelar, a mesma equipe conta com a participação de Ester Bemerguy, ex-secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República durante o governo Lula e ex-secretária de Planejamento e Investimento Estratégico do Ministério do Planejamento durante o governo Dilma. Ela é graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista em teoria econômica.  

A economista Tereza Campello integra o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Social e Combate à Fome

O grupo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome tem uma economista que foi ministra desta área no governo Dilma: Tereza Campello, graduada pela Universidade Federal de Uberlândia, com atuação docente em várias universidades. Ela participou, como palestrante, do seminário Desigualdade Social e Sistema Tributário, promovido pelo Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social.   

Renato Jamil Maluf, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Metodista de Piracicaba, com mestrado e doutorado em Economia Política (Unicamp), também atuará na área de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Ele é também pós-doutor pela Oxford University e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, além de ter Estágio Sênior na City University of London. É Coordenador do Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Ceresan/UFRRJ).  

No grupo de Direitos Humanos está Luiz Alberto Melchert, graduado pela Faculdade de Economia São Luís, onde lecionou Pesquisa Operacional. Pós-graduado pela Universidade de Columbia, mestre pela PUC-SP e doutor em História Econômica pela USP.  

Roseli Faria, conselheira regional do Corecon-DF e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Mulheres

O grupo de Mulheres tem a participação da economista Roseli Faria, conselheira regional do Corecon-DF. Graduada pela USP, ela é analista de Planejamento e Orçamento no Ministério da Cidadania, além de ter tido atuação em várias empresas do setor privado.  

André Calixtre, graduado em Ciências Econômicas pela Unicamp, com mestrado em economia social e do trabalho pela mesma instituição e com um doutorado recentemente concluído na Universidade de Brasília, estará na equipe responsável pela área do Trabalho.   

Junto a ele encontra-se Sandra Brandão, graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre pela Unicamp.  

Paulo Henrique Saraiva Câmara, integrante do grupo Transparência, Integridade e Controle, é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No estado de Pernambuco, onde é o atual governador, ocupou as pastas da Administração, do Turismo e da Fazenda entre 2007 e 2014.  

Doutores em economia 

Além da extensa lista de graduados em Ciências Econômicas, há também dois profissionais que, com graduação em outras áreas, possuem doutorado em Economia.  

William Nozaki, assessor especial da transição, é mestre em Desenvolvimento Econômico e doutorando na mesma área pela Unicamp. Ele também integra o grupo de Minas e Energia.  

Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação e é um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Relações Exteriores

Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação, faz parte do grupo de Relações Exteriores. Ele é doutor em economia pela Universidade Panthéon-Sorbonne (Paris). Atuou no Banco Interamericano de Desenvolvimento e na Universidade de Brasília, foi governador do Distrito Federal e senador.  

 Foto de capa: Evaristo Sá/AFP