Apresentação

Sobre o Conselho Federal de Economia

O Conselho Federal de Economia, com sede em Brasília, é uma autarquia responsável pela fiscalização profissional dos 230 mil economistas brasileiros. Foi criada pela Lei nº 1.411/51, que regulamenta a profissão de Economista, e tem como atribuição assegurar o exercício legal e ético da profissão de economista e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do País.

O Cofecon é composto por 18 conselheiros federais, incluindo o presidente, economista Paulo Dantas da Costa, e a vice-presidente, economista Flávia Vinhaes Santos, ambos eleitos pelo Plenário entre os membros efetivos para mandato de um ano.

Currículo

Paulo Dantas da Costa é graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia e especialista em Direito Tributário e Administração Financeira Governamental. Trabalhou no Banespa até 1978. Foi Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia até junho de 1994, tendo ocupado diversos cargos de direção, inclusive o de Coordenador de Programação Financeira. Foi presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA), presidente do Cofecon em 2014 e 2015 e vice-presidente da autarquia em 2022. Atualmente, é consultor em diversas empresas públicas e privadas.

Flávia Vinhaes Santos é doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR). Tom experiência ns áreas de Mercado de Trabalho e Proteção Social. Atualmente atua como diretora executiva do IBGE. Anteriormente trabalhou como Economista Plena da Petrobras Transportes S.A.. Ministra disciplinas em diversas instituições de ensino superior e de pós-graduação, entre elas Macroeconomia, Microeconomia, Economia Brasileira, Estratégia Empresarial, Contabilidade Social, Economia do Setor Público e Empresas Multinacionais e Investimento Estrangeiro Direto.

close

Guia de Orientação Profissional do Economista

Não enviamos spam! Ao confirmar a sua assinatura, você receberá conteúdo gratuito de Economia.