Ipea registra aumento de 0,5% na demanda por bens industriais no terceiro trimestre

O Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais apresentou avanço de 0,5% na margem no encerramento do terceiro trimestre, mesmo com um recuo de 1,3% em setembro. Essa foi a sexta variação positiva na comparação entre os trimestres. O conselheiro federal Carlos Eduardo de Oliveira Jr. explicou ao portal Brasil 61 que, historicamente, o período analisado pela pesquisa mostra que a indústria apresenta bons resultados e defende uma maior atenção ao setor. 

“A indústria é um tema bastante relevante para nossa economia. É essencial que esse novo governo restabeleça a confiança numa política industrial, que torne o setor mais importante ainda para a economia do país”, ponderou o economista.

Na comparação com 2021, a demanda por bens industriais aumentou 0,7% frente a setembro. Diante do quadro, o terceiro trimestre avançou 2,6%, em relação ao mesmo período do ano passado. Quanto aos componentes do consumo aparente, a produção interna destinada ao mercado nacional caiu 1,1% em setembro e 1,4% no terceiro trimestre. Por sua vez, as importações de bens industriais cederam 1,9% no mesmo mês, mas tiveram elevação de 8,3% no trimestre.  

Os segmentos de bens de capital e bens de consumo duráveis apresentaram elevação, com altas de 2,4% e 2,5%, respectivamente. Enquanto a demanda por bens intermediários teve recuo pelo segundo mês consecutivo, ao cair 2,4%. No terceiro trimestre, os destaques positivos foram da demanda por bens de capital e bens de consumo duráveis. Respectivamente, as elevações foram de 4,6% e 1%.

Em relação às classes de produção, a demanda interna por bens da indústria de transformação teve diminuição de 2,2% sobre agosto. Com o fim do terceiro trimestre, houve alta de 0,5%. A extrativa mineral, por sua vez, avançou 3,7% na margem, com queda de 6,7% no terceiro trimestre. No acumulado em doze meses, as indústrias desse setor tiveram alta de 6%.

Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui