Comissões e Grupos de Trabalho relatam projetos do Cofecon

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) realizou nos dias 16 e 17 de setembro, em Brasília, a 715ª Sessão Plenária. Na ocasião, os Grupos de Trabalho (GT) e comissões trouxeram informes das ações realizadas nos últimos meses. As atividades desenvolvidas também estão disponíveis no portal das Comissões, que além de notícias oferece a possibilidade de interação dos economistas com diferentes projetos feitos pelo Sistema Cofecon/Corecons. Assim, participar como colaborador de Comissões e GTs é uma oportunidade para conhecer, contribuir e divulgar a atuação dos economistas.

Comissão de Política Econômica

Sob coordenação do conselheiro Fernando de Aquino Fonseca Neto, a Comissão de Política Econômica busca pesquisar e promover a participação dos economistas no desenvolvimento econômico do país. Uma das ações realizadas recentemente e que ganhou grande destaque foi o Seminário com assessores econômicos dos presidenciáveis , em parceria com o Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) e o Fórum para Redução da Desigualdade Social.

“O evento foi bastante exitoso. Todos as candidaturas foram convidadas e compareceram presencialmente os assessores econômicos dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Ciro Gomes. Virtualmente contamos com as candidaturas de Sofia Manzano e Vera Lúcia”, lembrou Aquino. Depois do Seminário, os assessores, acompanhados dos organizadores do evento, participaram de uma coletiva de imprensa. O resultado foi expressivo, com grande repercussão do evento nacionalmente pela Folha de S. Paulo, Isto É Dinheiro, Uol, Carta Capital, entre outros. Para acessar as matérias, clique em

Além disso, Aquino parabenizou a execução do documento “Panorama da Economia: Posicionamentos extraídos das notas oficiais do Cofecon”, uma produção não só da comissão, mas também da equipe de comunicação do Conselho. A publicação contém extratos dos principais posicionamentos do Cofecon no que se refere à política econômica. Para conferir, clique aqui.

Comissão de Educação

O conselheiro Carlos Alberto Safatle falou sobre o andamento da Gincana Nacional de Economia, que se encaminha para a etapa nacional. Outros projetos em andamento são a Escola de Educação a Distância e o Prêmio Brasil de Economia (que recebeu ao todo 63 inscrições). No Youtube do Cofecon https://www.youtube.com/channel/UCFe-Ax_n_mUJSx6Xng8y0WA , foram realizadas oficinas sobre Perícia Previdenciária, finanças pessoais, política e oralidade.  Elas podem ser acessadas na íntegra por meio de playlists. A comissão planeja outras lives sobre economia e cidades criativas ainda para o segundo semestre de 2022.

Comissão de Comunicação

A comissão é responsável por manter produtos como podcast Economistas, Newsletter Cofecon, Clipping de Notícias, Descomplicando a Economia, Site, Instagram, Facebook, LinkedIn, revista Economistas, além campanhas e projetos em parceria com outras comissões e grupos de trabalho.

O conselheiro Waldir Pereira Gomes destacou a produção da próxima Revista Economistas, que irá abordar a formação do economista, mencionando entrevista, artigos e resenhas de livros previstas para a edição. Além disso, expôs sobre o início do projeto “Descomplicando a Economia”, que traduz termos econômicos para o formato de histórias em quadrinhos e que foi ao ar na última quarta-feira (21). “A ideia é levar um conteúdo acessível para que as pessoas, no geral, entendam melhor a economia e o trabalho do economista no dia a dia”, finalizou.

Comissão de Governança

Já o conselheiro Clovis Benoni Meurer destacou três pontos de atuação da comissão de Governança: a submissão do Cofecon ao Prêmio Conferência Nacional dos Conselhos de Fiscalização, que buscam inovação nos seus procedimentos, a participação no Since e o andamento do projeto que trabalha a modernização dos sistemas de informática dos Conselhos Regionais de Economia.

Quanto à premiação, o Cofecon não foi condecorado, o que para Clovis representa apenas o começo. “Apesar de nossos esforços trabalho, a gente ainda precisa fazer muita coisa. Estamos prontos para crescer”, pontuou.

Comissão de Normas e Legislação

A comissão visa acompanhar a aplicação de normas e procedimentos do Sistema Cofecon/Corecons. Sobre a reforma tributária, o vice-presidente Paulo Dantas

relatou ser “um assunto que vem sendo discutido no âmbito do parlamento brasileiro, mas o parlamento não tem avançado significativamente”.

Durante a sessão, o presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, sugeriu retomar a temática, a partir de um debate e/ou evento para apresentar as propostas do Conselho e destacar a devida importância, após o período eleitoral. “O assunto é importante. O Cofecon tem um papel a desempenhar nesse particular: se de fato a gente tiver uma oportunidade (de discutir sobre o assunto), eu acho que é da maior valia”, acrescentou Dantas.

 Comissão de Desenvolvimento Regional

A comissão, segundo o coordenador e conselheiro Heric Hossoé, tem atuado em duas frentes: apoiar a realização de encontros e seminários e a participação em eventos. “Participamos em dois eventos do Sistema muito importantes: o Enesul que tratou da temática na inovação na economia da região Sul, junto com o Encontro de Peritos; e o ENE, o Encontro de Entidades de Economia do Nordeste, 100% virtual”, relatou o conselheiro.

 Comissão Perícia Econômico-Financeira, Mediação e Arbitragem

A conselheira Maria de Fátima Miranda contou a execução do ciclo de lives em perícia relatando as experiências dos Corecons. Para ela, esse debate tem um papel importante no compartilhamento de melhores práticas, nos obstáculos e nas soluções para o fortalecimento do economista na área. Para conhecer os trabalhos desenvolvido pelos Corecons Santa Catarina, Piauí, Espírito Santo e Sergipe, acesse a playlist do Youtube neste link, onde também está disponível o material referente ao primeiro ciclo de lives, com participação de  diversos Corecons.

Comissão Mulher Economista

Outra mulher à frente de uma comissão é a conselheira Mônica Beraldo. Algumas das atividades da Comissão Mulher Economista visam estimular a participação feminina no Sistema Cofecon/Corecon. Com isso foi feito um relato das últimas transmissões ao vivo feitas por elas, incluindo o encontro entre as economistas Luciana Acioly, Vilma Guimarães, Daniela Freddo, Petula Ponciano e a estudante Júlia Cardoso em comemoração ao Mês do Economista.

Mônica também apresentou as finalistas dos prêmios Mulher Economista e Mulher Transformadora. “Esses prêmios foram além do nosso Sistema. Eles foram criados na Comissão Mulher Economista e têm sido enriquecidos ao longo dos anos e tornaram-se conhecidos pela imprensa. Além disso, a coordenadora ressaltou a estreita relação com a OAB Mulher Advogada. “Falar de mulher é um grande desafio de mudança de cultura.”

Comissão de Ações para Redução da Concentração de Renda e Desigualdade

A comissão traz no rol de suas atribuições estudar as principais causas da desigualdade social no Brasil com o intuito de propor políticas públicas que reduzam o problema no Brasil,

avaliar os impactos da concentração de renda e riqueza no País e coordenar o Fórum pela Redução da Desigualdade Social. Como parte das iniciativas do Fórum, o coordenador Wellington Leonardo da Silva apresentou uma cartilha Como você vai escolher seu candidato nas próximas eleições e explicou o conteúdo do documento, que traz um levantamento de como votaram os partidos em temas decisivos para a população, como teto de gastos, reforma trabalhista, reforma da previdência, Auxílio Brasil, entre outros temas. Acesse aqui a cartilha na íntegra.

Wellington Leonardo relatou também a participação da comissão na abertura do Encontro Nacional dos Estudantes de Economia (Eneco) no Rio de Janeiro. “O Eneco é um momento que a gente tem a oportunidade de dizer para os estudantes de economia que eles são o futuro do sistema Cofecon/Corecons”, disse.

 Comissão de Licitação e Eleitoral

O conselheiro Eduardo Rodrigues da Silva expôs a contratação do sistema eleitoral das votações do Sistema, a compra de um novo software para a edição deste ano da Gincana Nacional de Economia, a regularização do cartão refeição para funcionários, a renovação do Pacote Office 365, aquisição de equipamentos para a plenária, dentre outros itens. Aproveitando a oportunidade para também falar sobre a Comissão Eleitoral, o conselheiro apresentou o site das votações. Para conferir, basta clicar aqui.

Since

O XXVII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since) é um evento do Sistema Cofecon/Corecons que ocorrerá entre os dias 2 e 4 de novembro em João Pessoa. Foram apresentados os resultados da última reunião da Comissão Organizadora com destaque para programação, palestrantes e rede de hotel credenciada para o evento. Para inscrições e informações adicionais, acesse https://cofecon.org/since

Atuação dos GTs

Quanto aos grupos de trabalho, o conselheiro Maurílio Procópio Gomes, coordenador do GT de Situação Patrimonial dos Corecons, relatou a atuação junto aos sete Conselhos ainda sem sede própria. O GT de Estatísticas Econômicas deve lançar em breve os dados de 2015 a 2022 dos principais índices e um formulário para avaliação dos dados.

 Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, conselheira e coordenadora do GT de Responsabilidade Social e Economia Solidária, contou sobre a sua participação do 1º Hackathon de Economia feito pelo Corecon-AM.Foi um evento excelente! Sugiro que seja apresentado no programa de boas práticas do Cofecon para que seja, inclusive, replicado em outros Corecons com o objetivo de despertar no jovem a vontade de ser economista”, reforçou.

Ela também destacou os finalistas do Prêmio Paul Singer, as lives GT Economia Solidária recebe o economista Márcio Pochmann e Institucionalização da Economia Solidária e sua composição, com o economista Adolfo Homma, e os encontros previstos para serem realizados ainda este ano, como a live Os desafios dos empreendimentos solidários na Amazônia.

O conselheiro Lauro Chaves do GT Economista Empreendedor também trouxe um relato das transmissões no YouTube do Cofecon, principalmente o último ciclo de lives com os temas cenários econômicos (29/7), valuation (26/8), plano de negócios (30/9), fluxo de caixa (28/10) e projetos (25/11). O projeto ainda está em andamento. Para participar, ative as notificações do YouTube do Cofecon. O GT de Migração e Implantação fez reuniões com os presidentes dos Conselhos e em 16 estados já foi feita a migração. Agora, são aguardados os Corecons de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Para/Amapá, Paraíba, Tocantins, Piauí, Rio Grande do norte, Maranhão e São Paulo. Por fim, o GT de Modernização Tecnológica aguarda o envio dos processos de todos os Corecons para que sejam implantados a modernização tecnológica.

Para acompanhar o trabalho dos Grupos de Trabalho e das Comissões, acesse a aba Comissões de Trabalho no site do Cofecon.