Cofecon fortalece fiscalização com treinamento e modernização tecnológica

A fiscalização profissional é a principal atividade-fim na rotina dos Conselhos de profissões regulamentadas, e no Sistema Cofecon/Corecons ela é prioritária. Pensando nisso, o Cofecon investe tanto nos recursos humanos quanto nos equipamentos. 

O investimento nas pessoas que trabalham no Sistema Cofecon/Corecons e que se dedicam à atividade de fiscalização aconteceu por meio de treinamento realizado no início de junho (leia aqui a matéria). O evento, organizado pelo Grupo Especial Modernização e Capacitação dos Corecons, contou com 89 inscritos, 11 palestrantes e mais de dez horas de conteúdo, foi avaliado pela maioria como excelente e ótimo. Para Paulo Dantas, vice-presidente do Cofecon, “a capacitação dos funcionários é prioritária dentro do plano de trabalho do Cofecon e essencial para garantir a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema à sociedade”. Outros treinamentos já estão previstos, no sentido de contemplar novos temas e áreas de atuação dos Conselhos Regionais.  

O Programa de Modernização Tecnológica, criado a partir da necessidade dos Corecons de melhorar seus equipamentos de tecnologia da informação (TI), foi apresentado e aprovado durante a 714ª Sessão Plenária, realizada nos dias 1º e 2 de julho. A partir do mapeamento da estrutura de hardware, software, rede, servidores e suporte especializado de todos os Corecons – um trabalho feito com base em questões objetivas elaboradas pelo setor de TI do Cofecon -, foram estabelecidos critérios para que as estruturas de cada Regional pudessem ser classificadas como ideal, aceitável ou crítica, e atendidas em suas especificidades. 

Com base na qualidade da infraestrutura, os Regionais que aderirem ao programa poderão solicitar um total de até R$ 12 mil (valor de referência para aqueles cuja estrutura foi classificada como crítica), sendo que, dependendo do porte do Corecon, o Cofecon arcará com 30% a 90% deste montante. O regulamento completo do programa está publicado na Resolução 2.112.