Presidente fala ao R7 sobre controle da inflação

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, falou ao portal R7 sobre o quadro inflacionário que o Brasil vive. Nos últimos meses, a inflação se descolou do teto da meta estabelecido pelo governo (5,25%) e, apesar das altas nas taxas de juros, somente no ano que vem deve convergir novamente para a meta.
 
Para Lacerda, a ação do Banco Central procura garantir a confiança do mercado financeiro. “Há um intervalo entre a decisão da política monetária e seu efeito. Portanto, as decisões tomadas agora deverão surtir efeito apenas em 2022. O preço de tudo isso será menor crescimento do PIB, portanto permanência do desemprego e da queda da renda”, comentou o presidente. Ele defende que o Banco Central poderia adotar uma “visão mais pragmática” para inibir o avanço dos preços, sem se limitar apenas na alta dos juros. “Cercear a atuação de oligopólios na formação de preços, adotar estoques reguladores de cereais, por exemplo, são medidas factíveis, mas que não serão adotadas”, aponta o presidente do Cofecon.
 
As expectativas mais recentes do mercado financeiro apontam para uma alta de 7,11% no IPCA (Índica Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) neste ano. Se confirmado, o valor é 1,86% superior ao teto defendido pelo governo.
 
Leia aqui a matéria completa.