Cofecon e juristas debatem combate à corrupção, segurança jurídica e empresas brasileiras

Walfrido Warde e Rafael Valim, ambos do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), são os convidados para live Combate à Corrupção e as Empresas Brasileiras, que será transmitida no dia 31 de agosto às 17 horas pelo canal do Cofecon no Youtube, pelo link https://youtu.be/OM3iVBcFet8. A apresentação será do presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda.

O tema da live remete ao título do livro de Warde e Valim, “Abutres, ingênuos e a ameaça de destruição da grande companhia: um enfoque jurídico e econômico”. Na obra, os autores apontam uma indistinção equivocada entre empresa e empresário, o que alimenta uma crescente indústria de demandas judiciais e arbitrais movidas contra companhias. Estas ações buscam indenizações por supostos danos para acionistas que, na maioria das vezes são grupos pequenos dos chamados investidores abutres. O livro defende as grandes empresas nacionais, em especial observando a preservação dos postos de trabalho, o conteúdo nacional, a arrecadação tributária e a competitividade do Brasil.

Walfrido Warde é sócio-fundador do Warde Advogados, presidente do IREE e Conselheiro da OAB/SP para o biênio 2019/2021. É autor do livro “O Espetáculo da Corrupção” e do Plano de Salvamento do Projeto Nacional de Infraestrutura”, que inspirou a MP 703/2015, o PL 3636/15 e o PL 4703/16. Também é de sua autoria o anteprojeto do PL 4303/12, que institui o Regime Especial de Sociedade Anônima Simplificada (SAS). Mestre em Direito pela New York University School of Law e Doutor em Direito Comercial pela USP. Pesquisador bolsista no Max-Planck em 2004, 2005, 2007 e 2008. Bacharel em Direito e em Filosofia pela USP.

Rafael Valim é Sócio do Warde Advogados e Diretor do IREE, advogado e parecerista. Doutor e mestre em Direito Administrativo pela PUC-SP, onde lecionou de 2015 a 2018, atualmente é professor visitante na University of Manchester (Inglaterra), na Université Le Havre Normandie (França), na Universidad Panamericana (México), na Universidad de Comahue (Argentina) e acadêmico visitante no Institute of European and Comparative Law da Universidade de Oxford (Inglaterra). É membro do Instituto Internacional de Derecho Administrativo, do Foro Iberoamericano de Derecho Administrativo e do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo.

Antonio Corrêa de Lacerda é Professor doutor do Programa de Pós-graduação em Economia Política da PUCSP. Possui doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é autor de livros e artigos e consultor e membro do conselho de organizações, além de colaborador de veículos de comunicação, entre eles O Estado de S.Paulo e TV Cultura. Entre seus livros, destacam-se “Desnacionalização”, “O Brasil no Contexto 1987-2007”, “Celso Furtado, 100 anos: Pensamento e Ação”, “Brasil – o futuro que queremos”, “O impacto da globalização na economia brasileira”, “Crise e oportunidade: o Brasil no cenário internacional”, “Globalização e investimento estrangeiro no Brasil” e “O Mito da Austeridade”, entre outros.

O IREE

O IREE, Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa, é uma organização independente cuja missão é promover o debate democrático e pluralista para aperfeiçoar a interação entre os setores público e privado no Brasil. A entidade possui vários núcleos de atuação, entre eles um Centro de Estudos de Economia.