Corecon-PE é o vencedor do projeto de reconhecimento de Boas Práticas do Sistema Cofecon/Corecons

O Conselho Regional de Economia da 3a Região (Corecon-PE) foi o grande vencedor na primeira edição do projeto de reconhecimento de Boas Práticas do Sistema Cofecon/Corecons, realizado na última sexta-feira (20), em formato virtual, durante o evento de capacitação dos funcionários do Sistema. O projeto Divulgação do Desafio Quero Ser Economista, apresentado por Rayssa Kelly Melo das Mercês, foi o mais votado, com 16 votos, depois de uma disputa acirrada entre os seis Corecons inscritos na iniciativa.

“Para nós do Corecon-PE, o Desafio Quero Ser Economista é de suma importância para aproximar os estudantes do ensino médio com a nossa profissão. Estes estudantes podem se tornar futuros economistas”, comenta o presidente do Corecon-PE, André Lima de Morais. “Essa edição foi especial, pois comemoramos 70 anos da nossa profissão. E decidimos que o resultado também deveria ser especial. Nos empenhamos bastante para que esse ele acontecesse. Toda a nossa equipe ajudou de alguma forma, em destaque a nossa gerente Rayssa Mercês e nossa vice-presidente Poema Souza, que abraçaram junto comigo esse desafio de alcançarmos um número melhor que nos anos anteriores”.

Para Denise Kassama, vice-presidente do Cofecon, que conduziu os trabalhos de apresentação, as boas práticas precisam ser disseminadas entre os demais Conselhos Regionais de Economia. “É a primeira vez que estamos tomando essa iniciativa porque coisas boas precisam ser divulgadas e replicadas. Nós queríamos enxergar dentro dos Corecons o que tem sido feito de diferente e inovador e que possa ser bom para os demais”, afirmou Kassama.

O projeto classificado em primeiro lugar teve a ver com a divulgação do Desafio Quero Ser Economista, competição que, anualmente, premia estudantes de Ensino Médio. Em 2021, o Corecon-PE bateu o recorde no número de inscritos (passando de 34 em 2020 para 753 em 2021), graças ao planejamento estratégico que incluía mapeamento de escolas, redação e envio de Ofícios e divulgação no site e redes sociais do Corecon-PE. O mais importante, todas as ações foram realizadas sem aumentar custos. “Iniciamos com as escolas particulares, inicialmente algumas mais tradicionais, depois fomos pegando as escolas de bairro, da região metropolitana de Recife e mais algumas cidades das regiões do agreste e sertão de Pernambuco. Depois acrescentamos duas escolas técnicas”, comentou Rayssa. “No âmbito da rede pública, identificamos 16 gerências regionais de educação (GREs). Para cada uma, enviamos ofícios com a divulgação do Desafio. Uma conselheira conseguiu a relação de e-mails de toda uma GRE e enviamos o ofício a todas as escolas. Juntando tudo, enviamos 88 ofícios”.

O projeto atendeu de forma completa os requisitos apontados no Regulamento, que trouxe como critérios de avaliação: criatividade e inovação, relação custo-benefício, impactos do projeto e simplicidade e replicabilidade. “Queria agradecer, espero que o projeto possa ser aplicado nos demais Corecons para que possamos difundir o curso de ciências economicas para os estudantes de ensino médio”, expressou Rayssa. A premiação oferecida ao Corecon campeão é de R$ 5 mil em dinheiro ou um notebook e ainda um smartphone para Rayssa Kelly Melo, além de Certificado Ouro.

“Confesso que não esperávamos que fossem tantos inscritos”, destaca o presidente do Corecon-PE. “O resultado nos surpreendeu. Uma prova de que muitas pessoas têm interesse pelo tema da economia, bastando apenas que chegássemos até eles. E foi isso que tentamos fazer. Podemos melhorar? Claro! E vamos fazê-lo assim no ano que vem”, promete.

O segundo lugar, que garantiu o Certificado Prata na iniciativa, registrou um empate. Um dos trabalhos foi do Corecon-DF, sobre Sistematização dos procedimentos de cobrança, por Angeilton Francisco Lima Faleiro. “Só tenho agardecer, a ideia é apresentar novas medidas, ainda mais neste contexto que estamos vivendo. Tudo isso que nós fizemos está disponível para os demais Corecons e agradeço à nossa equipe do Corecon-DF, porque sem eles não teríamos feito nada disso”.

Empatado em segundo lugar ficou o projeto do Corecon-ES, apresentado por Ademilson Gonçalves da Rocha. O Corecon nas Escolas foi idealizado em 2016. “Preocupados com o grande número de cancelamentos de registro e o baixo número de formandos, resolvemos nos aproximar das escolas para mudar isso em médio e longo prazo”, comentou Ademilson. Quase todos os economistas no Espírito Santo são formados pela UFES, com uma pequena quantidade formada por uma universidade particular. Dada a baixa concorrência pelo vestibular de Economia, o objetivo foi trabalhar com as escolas de ensino médio. Para facilitar o acesso às escolas para a realização de palestras, o tema tratado de forma principal é a educação financeira, mas também fala-se sobre a profissão de economista e o Conselho Regional de Economia. “A partir de quando as escolas foram aceitando, o projeto foi ganhando grandes proporções, até chegar à TV Gazeta, que é a afiliada da rede Globo. Depois disso, as escolas é que passaram a solicitar as palestras”.

O Certificado Bronze, de terceiro lugar, ficou com a campanha a favor da imunização contra a Covid-19, apresentada pela estagiária Ana Késia Simplicio de Oliveira, do Corecon-AL. Por meio de postagens nas redes sociais, o Regional se posicionou a favor da imunização, colaborando assim com o bem-estar da população. Economistas e familiares enviaram fotos recebendo a vacina, que foram replicadas pelo Corecon-AL. “Nosso programa surgiu a partir dos questionamentos em relação à vacina, se era eficaz, se não era a marca da besta, entre outras fake news”, comentou Ana Késia. “O Corecon-AL entrou de cabeça nesta iniciativa, publicamos as fotos fornecidas pelos economistas, e já tem gente que manda fotos da segunda dose pedindo para postar”. Uma galeria de fotos está disponível no site do Conselho Regional de Economia.

Entre outras iniciativas que também concorreram, Gilberto Coelho de Miranda Junior, representante do Corecon-PR, apresentou o projeto Instalações e Alojamentos para os Economistas, que a custos reduzidos, proporciona hospedagem para profissionais em trânsito na capital do Estado. “Já estamos atuando neste projeto desde 2007, quando nos mudamos para a nova sede. Criamos uma ala com alojamentos para receber economistas e estudantes de economia, com instalações para pernoite, estudos e reuniões”, comentou Gilberto. Ele apresentou, inclusive, um gráfico de utilização das instalações, mostrando que antes da pandemia a ocupação vinha crescendo, e depoimentos de economistas que utilizaram as instalações durante a realização de cursos.

Minas Gerais trouxe, por meio da funcionária Gabriela Carraro de Oliveira, o projeto Economia para todos: Democratizando o conhecimento econômico para mitigar impactos da pandemia. “No final de fevereiro do ano passado fomos surpreendidos com a pandemia e tivemos que adaptar nossa rotina para o isolamento social. Precisamos também adaptar nossos modelos de trabalho”, comentou Gabriela. O projeto teve cinco eixos de atuação: consultoria econômica gratuita, cursos à distância sobre planejamento financeiro e orçamento familiar para a crise, uma série de vídeos explicando temas econômicos de forma rápida, uma série de lives para debater temas econômicos com mais profundidade e uma campanha disseminando informações e alertas contra fake news.

Nas palavras de Denise Kassama, todos os projetos apresentados são vencedores, e merecem destaque por apresentarem inovação, criatividade, iniciativa, além de irem ao encontro das necessidades dos profissionais e estudantes das Ciências Econômicas.