Ana Cláudia Arruda fala sobre alta nas projeções da Selic

Há 15 semanas, analistas apontavam para uma taxa de juros encerrando o ano em 9% – mas, na última terça-feira, a projeção subiu para 9,13%. Conselheira federal falou à Agência Brasil sobre as causas

Durante as últimas 15 semanas o boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, apontou que os analistas consultados esperavam que a taxa básica de juros encerrasse o ano de 2024 no patamar de 9%. Nesta semana a projeção foi alterada para 9,13%.

Esta elevação pode ser explicada por alguns fatores, mencionados pela conselheira federal Ana Cláudia Arruda em matéria publicada pela Agência Brasil: “As incertezas com relação ao cumprimento da meta fiscal para 2025, o aquecimento no mercado de trabalho que pode pressionar a demanda interna, bem como o conflito entre Israel e Irã que ainda não se tem muita clareza com relação aos desdobramentos”, explicou Ana Cláudia.

O boletim Focus divulgado na última terça-feira traz uma projeção de 3,71% para a inflação de 2024 (contra 3,76% na semana passada) e que o produto interno bruto terá um crescimento de 1,95% no ano.

O texto da Agência Brasil – disponível também em áudio – pode ser acessado clicando AQUI.