Conflito no oriente médio eleva preços do petróleo e do dólar; Eduardo Araujo comenta

Em matéria publicada pelo portal Tribuna Online, conselheiro federal Eduardo Reis Araujo falou sobre os efeitos econômicos do ataque iraniano: pode gerar inflação e aumentar a arrecadação pública no Brasil

No último sábado (13) o Irã lançou um ataque direto contra Israel pela primeira vez – e este evento pode impactar a economia brasileira por meio da alta nos preços do petróleo. O conselheiro federal Eduardo Reis Araujo falou sobre o assunto ao portal Tribuna Online e apontou que o efeito econômico pode ser paradoxal: prejudicial para a população, mas favorável aos cofres públicos.

“Pode provocar inflação, pois aumenta o custo de produção e transporte de quase todos os produtos, o que resultará numa diminuição do poder de compra geral. Por outro lado, vai aumentar significativamente as receitas estaduais e municipais por meio dos royalties do petróleo”, comentou Araujo.

O conflito também tem impacto sobre a taxa de juros norte-americana. Embora o mercado espere uma queda neste ano, o Federal Reserve tem se mantido cauteloso a respeito – o que também tem impactos sobre a taxa de juros no Brasil e eleva a cotação do dólar.

“Isso torna as importações mais caras, o que afeta preços de importados e componentes industriais, o que pode levar a aumento geral de preços e elevação da a inflação. Pode forçar o Banco Central do Brasil a ajustar a taxa de juros nacional, o que impacta no crédito, investimentos e consumo”.

A matéria publicada pela Tribuna Online pode ser vista clicando AQUI.