Está no ar a revista Economistas nº 51

Edição de março é dedicada às mulheres, com artigos escritos por elas sobre questões de gênero e temas econômicos gerais. Revista pode ser acessada no site do Cofecon

Está no ar a revista Economistas nº 51! Como tem acontecido nos últimos anos, a edição do mês de março é dedicada às mulheres e tem como tema de capa “Mulher Economista e Diversidade” – uma referência à Comissão responsável por tratar deste tema no âmbito do Cofecon. Os artigos desta edição foram escritos por mulheres e têm dois tipos básicos de abordagens: a forma como a economia olha para as mulheres (expressa nas questões de gênero) e a forma como elas olham para a economia (com artigos sobre questões econômicas em que são especialistas). A revista pode ser baixada clicando AQUI.

Uma entrevista especial com a economista Juliane Furno aborda o atual momento da economia brasileira, com alta de 2,9% no PIB em 2023, e comenta quais são as travas ao crescimento; também trata do déficit público no primeiro ano do governo Lula, discutindo se é possível ter responsabilidade fiscal aumentando os gastos; também fala sobre a importância da nova política industrial e as políticas necessárias para o combate à desigualdade no País.

Nos artigos, Renata Sena escreve sobre a necessidade de investimentos em infraestrutura no Brasil; Rosa Maria Marques defende um financiamento adequado para o Sistema Único de Saúde; Marilane Teixeira aborda as contribuições da economia feminista para a construção de um pensamento crítico; Kênia Alves Campos trata da participação das economistas nos órgãos públicos; Lia Lopes discorre sobre a economia do cuidado, tema que vem ganhando cada vez mais importância; Alanna Oliveira trata das profissões do futuro e o futuro das mulheres; Kellen Brito argumenta como a economia é uma ciência androcêntrica; e Shirley Basílio conta a sua trajetória pioneira como economista negra, destacando que tinha a responsabilidade de representar não apenas a si mesma, mas toda uma comunidade que anseia por igualdade de oportunidades.

Desde 2023 a Comissão Mulher Economista, coordenada pela conselheira Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, inclui também a Diversidade em seu escopo. Neste sentido, uma matéria especial celebra o feito do jovem Thiago da Costa, primeiro estudante com paralisia cerebral a se formar no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Ele agora é um economista, com registro no Corecon-MG, e está organizando um projeto de consultoria, treinamentos e cursos na área de planejamento estratégico para promover a inclusão econômica.