Aprovado novo layout das carteiras profissionais

Modelos apresentados na 730ª Sessão Plenária retiram a impressão digital, conforme aprovado pelo Cofecon no ano passado

                                    Modelo 1 de carteira profissional

Um dos itens de pauta da 730ª Sessão Plenária do Cofecon, realizada em Brasília nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2024, foi a alteração no desenho das carteiras profissionais de economista. A medida retira do documento o uso da impressão digital, tal como havia sido aprovado na 726ª Sessão Plenária.

Naquela ocasião, o relator da proposta, conselheiro Clovis Meurer, posicionou-se pela retirada da impressão digital, propondo em seu lugar o uso de um código QR. O voto foi aprovado pelo plenário do Cofecon.

                                    Modelo 2 de carteira profissional

Assim, para atender ao que foi votado e aprovado, na 730ª Sessão Plenária foi apresentada uma proposta para todos os modelos de carteira profissional (provisória e definitiva, com e para economistas e profissionais de cursos conexos, para mestres ou doutores em economia, com e sem nome social, e a credencial de estudantes), que serão reunidos em uma única resolução. Além disso, será incluído nas carteiras o prazo de validade – sendo de 10 anos para profissionais com até 59 anos de idade, e prazo indeterminado para profissionais com mais de 60 anos de idade.

                                    Modelo 3 de carteira profissional

Cabe destacar que, apesar de as impressões digitais não serem mais usadas na carteira profissional, os Conselhos Regionais de Economia continuam tendo o dever de coletá-las. Além disso, as carteiras já emitidas continuam válidas, com o novo modelo sendo aplicado apenas aos novos documentos.

Os atos normativos serão publicados pelo Cofecon nos próximos dias.

                                    Modelo 4 de carteira profissional