Planejamento de 2024 é destaque na 730ª Sessão Plenária

Ano temático Memórias e Futuro da Economia Brasileira, o programa de trabalho, os coordenadores das comissões permanentes e temáticas e o calendário de eventos foram alguns dos itens discutidos

O planejamento do Cofecon em 2024 foi um dos destaques da 730ª Sessão Plenária Ampliada do Cofecon, realizada em Brasília nos dias 20 e 03 de fevereiro. O ano temático Memórias e Futuro da Economia Brasileira, o programa de trabalho, os coordenadores das comissões permanentes e temáticas e o calendário de eventos foram alguns dos itens discutidos e votados pelos conselheiros federais.

A sessão plenária também teve a presença dos presidentes de Conselhos Regionais de Economia. Durante um período eles se reuniram entre si a fim de discutir suas demandas e, mais tarde, levaram-nas ao Cofecon; por sua vez, a presidência do Conselho Federal de Economia, além de dar o devido encaminhamento às propostas, também apresentou seu plano de trabalho para o ano.

Memórias e Futuro da Economia Brasileira

O Cofecon instituiu o ano de 2024 como ano temático “Memórias e Futuro da Economia Brasileira”. O assunto foi apresentado e votado durante a sessão plenária, tendo sido relatado pela vice-presidente do Cofecon, Flávia Vinhaes Santos.

Ao longo do ano, serão abordados diferentes temas, incluindo ‘Do Real ao Real’, que mostrará a trajetória da primeira moeda brasileira até os dias de hoje; ‘80+ anos da instituição do salário mínimo e o poder de compra ao longo das décadas’; “Petrobras: de Vargas ao pré-sal’; ‘industrialização, desindustrialização e reindustrialização do país’; entre outros temas.

Programa de Trabalho

A presidência do Cofecon submeteu a votação o programa de trabalho do Cofecon para o ano de 2024. Entre as ações centrais apresentadas, destacam se a de potencializar as atividades da Comissão de Relacionamento Institucional e Assuntos Legislativos, que acompanha a tramitação de projetos de lei que possam afetar o campo de atuação dos economistas; retomar a discussão sobre a atualização da legislação profissional do economista; priorizar ações de fiscalização junto aos Corecons; consolidar o Cofecon como referência no debate econômico nacional; e fortalecer o Fórum nacional pela Redução da Desigualdade Social.

Entre as ações internas encontra-se o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nos Conselhos Regionais de Economia. O SEI é uma ferramenta criada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedida a outros órgãos mediante convênio. No Cofecon, vem sendo utilizado desde o final de agosto, permitindo que processos administrativos possam tramitar sem precisar do papel como suporte para as informações.

Comissões e Grupos de Trabalho

Para realizar atividades mais específicas, foram definidos durante a sessão plenária os coordenadores das Comissões permanentes e temáticas e dos Grupos de Trabalho que atuarão no ano de 2024. São eles:

Comissão de Ações para Redução da Concentração de Renda e Desigualdade Social no Brasil: João Manoel Gonçalves Barbosa;
Comissão de Comunicação: Flávia Vinhaes Santos;
Comissão de Desenvolvimento Regional: Lauro Chaves Neto;
Comissão de Educação: Carlos Alberto Safatle;
Comissão Eleitoral: Maurílio Procópio Gomes;
Comissão de Fiscalização e Registro Profissional: Mônica Beraldo Fabrício da Silva;
Comissão de Governança: Clovis Benoni Meurer;
Comissão Mulher Economista e Diversidade: Teresinha de Jesus Ferreira da Silva;
Comissão de Negociação Funcional: Flávia Vinhaes Santos;
Comissão de Normas e Legislação: Carlos Roberto de Castro;
Comissão de Perícia Econômico-Financeira, Mediação e Arbitragem: Maria de Fátima Miranda;
Comissão de Política Econômica: Heric Santos Hossoé;
Comissão de Reforma Tributária: Paulo Dantas da Costa;
Comissão de Relacionamento Institucional e Assuntos Legislativos: Paulo Dantas da Costa;
Comissão de Responsabilidade Social e Economia Solidária: Teresinha de Jesus Ferreira da Silva;
Comissão de Tomada de Contas: Heric Santos Hossoé;
Grupo de Trabalho Concurso Público do Sistema Cofecon/Corecons: Paulo Dantas da Costa;
Grupo de Trabalho Economista Empreendedor: Kerssia Preda Kamenach;
Grupo de Trabalho Estatísticas Econômicas: Flávia Vinhaes Santos;
Grupo de Trabalho Migração e Implantação do Sistema Cadastral, Financeiro e Fiscal nos Conselhos Federal e Regionais de Economia: Eduardo Rodrigues da Silva;
Conselho Editorial da Revista Economistas: Flávia Vinhaes Santos.

A Comissão do XXVIII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia tradicionalmente não tem a figura de um coordenador formal, mas possui uma Comissão Organizadora formada pela presidência do Cofecon e do Corecon sede (em 2024 o evento será realizado em Santa Catarina) e por outros integrantes das duas instituições.

Calendário de eventos

Outro item de pauta foi o calendário de eventos do Cofecon em 2024. As sessões plenárias acontecerão nos dias 15 e 16/03; 12 e 13/04, em formato virtual; 14 e 15/06; 16 e 17/08; 19/10; 30/11, em formato virtual; e 13 e 14/12. A Assembleia de Delegados Eleitores será realizada no dia 02 de dezembro e o XXVIII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia acontecerá nos dias 16 a 18 de outubro.