Setor de serviços gera de 60% dos empregos em 2023

No total de empregos gerados no ano de 2023, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o setor de serviços obteve um saldo positivo de 886.256 mil, ou seja, 60% dos empregos formais.

O Brasil passou a ter 1.483.631 mil trabalhadores com carteira assinada no ano de 2023. No acumulado do ano os dados divulgados pelo Caged, houve saldo positivo na geração de vagas em todos os cinco grupos de atividades.

O mercado de trabalho brasileiro permanece sólido, apesar da desaceleração no emprego em um contexto de crescimento econômico mais moderado. Teremos um avanço moderado da população ocupada no curto prazo, diante da desaceleração em curso da economia global, dos efeitos defasados da política monetária doméstica, do menor impulso fiscal e do fim do impulso expressivo do setor agropecuário.

O ambiente de redução na taxa de juros, maior contingente de trabalhadores com carteira assinada e crescimento na renda destinada ao consumo das famílias podem fazer o mercado de trabalho mostrar novo impulso na geração de vagas ao longo de 2024.

Saiba mais clicando AQUI.