Gabriel Galípolo recebe prêmio Personalidade Econômica do Ano

“Todos os que estudam economia sempre têm o desejo de fazer política econômica. No Ministério da Fazenda e no Banco Central eu pude vivenciar isso de perto”, afirmou o economista ao receber o prêmio 

Na noite desta quinta-feira (1º/02), por ocasião da solenidade de lançamento do ano temático Memórias e Futuro da Economia Brasileira, o Cofecon realizou a entrega do prêmio Personalidade Econômica do Ano. A honraria é entregue pelo Cofecon desde 2004 e reconhece economistas cuja trajetória contribui para o engrandecimento da ciência econômica e da profissão de economista.  

Gabriel Galípolo, Diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil, recebe o prêmio de Personalidade Econômica do Ano

O ganhador de 2023 é o economista Gabriel Galípolo que iniciou sua fala brincando com o período de silêncio pós-Copom – o Banco Central determina que até a divulgação da ata os integrantes do Comitê de Política Monetária devem evitar ao máximo falar sobre política monetária e até mesmo conceder entrevistas individuais. “Vocês serão poupados de um discurso técnico sobre economia graças ao período de silêncio dos diretores do Banco Central pós reunião do Copom”, comentou Galípolo. A reunião ocorreu nesta semana, nos dias 30 e 31 de janeiro, e a ata será divulgada no dia 06 de fevereiro. 

“Eu estou aqui graças à generosidade das pessoas com quem convivi. Não poderia fazer uma nominata de todos, mas agradeço à diretoria do Conselho e a muitos professores que reencontrei. É importante encontrar pessoas que tenham a paciência de nos escutar, a paciência de conversar e falar, mas também de nos ouvir. É muito importante quando um professor, alguém que você tem como referência, te escuta, e você sente que existe e que sua opinião tem relevância”, afirmou o economista. Galípolo também agradeceu “ao jornalismo de verdade, feito com jota maiúsculo, sem o qual não temos democracia e não conseguimos explicar à população de forma clara o que está sendo feito, o que iremos fazer e quais são as consequências”. 

“Ao jornalismo de verdade, feito com jota maiúsculo, sem o qual não temos democracia e não conseguimos explicar à população de forma clara o que está sendo feito, o que iremos fazer e quais são as consequências”, agradece Galípolo.  

Gabriel Galípolo, Diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil

O economista também citou o ano de 2023 como sendo muito especial para ele. “Todos os que estudam economia sempre têm o desejo de fazer política econômica. No Ministério da Fazenda e no Banco Central eu pude vivenciar isso de perto. Agradeço às pessoas que conviveram comigo: técnicos, colegas, familiares e amigos. Passar por estes dois lugares é especial para qualquer economista”, afirmou Galípolo. E fez um agradecimento especial ao ministro Fernando Haddad e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foram as pessoas que o convidaram para trabalhar no Ministério da Fazenda e no Banco Central.  

A entrega pode ser assistida no vídeo abaixo:

Gabriel Muricca Galípolo é graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e mestre em Economia Política pela mesma instituição. Foi chefe da Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo e diretor da Secretaria Estadual de Economia e Planejamento. Presidiu o Banco Fator entre 2017 e 2021 e foi professor da PUC-SP e da Fundação Escola de Sociologia e Política de SP (FESPSP). É pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Em 2003 atuou como secretário executivo do Ministério da Fazenda e atualmente é diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil. 

A escolha 

Para chegar a um nome, o Conselho Federal de Economia abre uma consulta, na qual cada um dos 18 conselheiros federais efetivos e dos 26 Conselhos Regionais de Economia pode indicar dois nomes. Com base nas indicações, o plenário do Cofecon formará uma lista com dez nomes e seus respectivos currículos abreviados. 

Esta lista de dez nomes é submetida a votação entre os Conselhos Regionais de Economia; os três nomes mais votados voltam ao plenário do Cofecon, que elegerá a Personalidade Econômica do Ano, necessariamente por maioria absoluta de votos. A sessão plenária na qual o nome de Galípolo foi eleito ocorreu nos dias 08 e 09 de dezembro de 2023.