Cofecon entrega prêmio Destaque Econômico de 2023

Fiocruz, Universidade de Brasília e Jornal GGN foram as três entidades reconhecidas com o prêmio Destaque Econômico de 2023, oferecido pelo Cofecon desde 2013 

A solenidade de entrega do prêmio Destaque Econômico, oferecido pelo Cofecon desde 2013, ocorreu nesta quinta-feira (1º/02), em Brasília, durante o lançamento do ano temático Memórias e Futuro da Economia Brasileira. Os premiados da noite foram a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade de Brasília e o Jornal GGN. A entrega pode ser assistida AQUI. 

Desempenho Técnico 

A modalidade Desempenho Técnico foi criada para reconhecer instituições que tenham alcançado destaque na aplicação prática do instrumental fornecido pela Ciência Econômica. A ganhadora de 2023 é a Fundação Oswaldo Cruz, criada em maio de 1900 para fabricar soros e vacinas. Com unidades localizadas no Rio de Janeiro e em outras dez unidades da Federação, a Fiocruz foi um dos principais centros de pesquisa e produção de conhecimentos durante as epidemias de zika e microcefalia e as pandemias de Influenza A(H1N1) e Covid-19. 

Mario Santos Moreira, presidente da Fiocruz, recebe o prêmio de Destaque Econômico do Ano

Mario Santos Moreira, presidente da Fiocruz, foi chamado para receber o prêmio. “Nossa trajetória institucional sempre foi gravada pelo enfrentamento a grandes desafios do país, tanto no campo da saúde pública quanto no campo do desenvolvimento científico e tecnológico”, afirmou Moreira. “A Fundação Oswaldo Cruz é uma fundação singular por conta de todas as atividades que reúne. Nos anos de 2021 e 2022, foi a maior farmacêutica atuando no Brasil. Ela não encontra espelho em nenhuma instituição parecida no mundo todo. A Fiocruz está comprometida com um desenvolvimento que não seja só medido pelo PIB, mas que represente inclusão e consiga diminuir a grande mazela que marca nossa história, que é a desigualdade social”.  

A Fiocruz está comprometida com um desenvolvimento que não seja só medido pelo PIB, mas que represente inclusão e consiga diminuir a grande mazela que marca nossa história, que é a desigualdade social”. Mario Santos.  

Mario Santos Moreira, presidente da Fiocruz

Academia 

Daniela Freddo, coordenadora do curso de Ciências Econômicas da UnB e o chefe de departamento, professor Roberto Ellery, em discurso após recebimento do prêmio

A modalidade Academia foi criada para reconhecer instituições que tenham se destacado no ensino de Ciências Econômicas e, em 2023, a honraria coube à Universidade de Brasília. Ela foi inaugurada em 1962, sendo estruturada em torno de três cursos – um deles, o de direito, administração e economia. Nos anos 70, o departamento de economia passou por uma importante reestruturação, trazendo ao curso uma formação mais eclética e com maior qualidade acadêmica. 

Daniela Freddo, coordenadora do curso de Ciências Econômicas da UnB, recordou seus quatro anos à frente desta função. “Foi um desafio muito grande, este é um curso de excelência e isso vem sendo demonstrado a cada avaliação, recentemente no ENADE e também na pós-graduação”, expressou a professora. “Parabenizo todo o corpo docente, discente e técnico. Nestes quatro anos passamos pela pandemia, mas foi algo leve graças à parceria desenvolvida com o atual chefe de departamento”. 

O chefe de departamento, professor Roberto Ellery, também falou. “Levamos a tarefa de formar novos economistas, não é fácil, mas é fundamental para a nossa profissão. Desempenhamos com muita empolgação essa tarefa, para honrar a confiança que temos da sociedade brasileira, já que a UnB é uma universidade pública e federal, e da sociedade de Brasília, que nos manda todos os anos uma coleção de jovens que confiam no nosso departamento”, comentou. “Uma marca do nosso departamento é o da ideia saudável, discussão e troca de pensamentos. Nos orgulhamos de ter várias ideias distintas, por caminhos diferentes, que levam a prescrições de políticas públicas diferentes, mas com o debate correto e honesto como deve ser”. 

Mídia 

A modalidade Mídia reconhece veículos de comunicação que transmitem com qualidade informações de natureza econômica e, em 2023, o prêmio foi entregue ao Jornal GGN. Criado em 2013 para a produção de conteúdo crítico, com notícias ligadas à cidadania, cultura, política, economia e desenvolvimento, tornou-se um portal independente. 

Luis Nassif, diretor do Jornal GGN, e Flávia Vinhaes, vice-presidente do Cofecon

  “Quando vieram os anos 90, os planos econômicos, a financeirização, você começa a dar conta de que a Constituição do Brasil é algo muito rico e complexo. Algo que me ajudou muito a entender o Brasil foi a criação do Sistema Único de Saúde”, expressou o diretor do Jornal GGN, Luis Nassif. “A economia do País se faz por caminhos muito mais complexos. Você descobre que o reconhecimento social é algo muito mobilizador, e a riqueza que é quando você consegue organizar a sociedade”. Nassif mencionou o nome dos colaboradores do portal e finalizou: “Este é um país bom demais para que desistamos dele”. 

Vencedores anteriores 

Os vencedores das edições anteriores do prêmio Destaque Econômico foram: 

Academia: Unicamp (2013, 2015, 2016, 2017, 2019, 2020, 2021), UFRJ (2014), PUC/SP (2018 e 2022); 

Desempenho técnico: IPEA (2013, 2014, 2019), IBGE (2015, 2016, 2017, 2020, 2021), DIESSE (2018 e 2022); 

Mídia: Valor Econômico (2013, 2014, 2015 e 2022), Globo News (2016), Carta Capital (2017 e 2018), Jornal GGN (2019 e 2021), CNN Brasil (2020).