Cofecon apresenta projeto Memórias e Futuro da Economia Brasileira

Na ocasião, foram empossados o presidente Paulo Dantas da Costa e a vice-presidente Flávia Vinhaes, ambos com mandato em 2024; bem como os novos conselheiros eleitos para o triênio 2024-2026 

O Cofecon realizou nesta quinta-feira (1º/02) a solenidade de lançamento do ano temático Memórias e Futuro da Economia Brasileira. O evento contou com transmissão pelo canal da autarquia no YouTube e pode ser acessado clicando AQUI. 

Memórias e Futuro da Economia Brasileira 

O projeto Memórias e Futuro da Economia Brasileira visa conduzir os espectadores por uma trajetória informativa, explorando temas fundamentais que marcaram os estágios evolutivos da economia brasileira. Ao longo do ano, serão abordados diferentes temas, incluindo “Do Real ao Real”, que mostrará o caminho da primeira moeda brasileira até os dias de hoje; “80+ anos da instituição do salário mínimo e o poder de compra ao longo das décadas”; “Petrobras: de Vargas ao Pré-Sal”; “Industrialização, desindustrialização e neoindustrialização do País”; entre outros temas. 

Confira o vídeo do projeto apresentado na solenidade:

 

Posse da presidência e novos conselheiros 

Na ocasião, foi empossada a nova presidência do Cofecon, composta pelo presidente reconduzido Paulo Dantas da Costa e pela vice-presidente Flávia Vinhaes. Ambos terão mandato durante o ano de 2024. 

Também foram empossados os novos conselheiros federais, que terão mandato no triênio 2024-2026. Os economistas Claudemir Galvani, João Manoel Gonçalves Barbosa, Kerrsia Preda Kamenach, Maria do Socorro Herculano de Lima, Paulo Hermance Paiva e Tania Cristina Teixeira desempenharão como conselheiros efetivos; Ana Claudia Arruda Laprovitera, Antonio Corrêa de lacerda, Antonio de Pádua Ubirajara e Silva, Cid Cordeiro da Silva, Evaldo da Silva e Noel Leite da Silva serão os conselheiros suplentes. Conheça AQUI o perfil dos conselheiros empossados. (link para a matéria que traz o CV dos eleitos) 

Presidente defende um Estado capaz de cumprir suas funções 

Em sua fala, o presidente do Cofecon apresentou dados favoráveis da conjuntura econômica. “A inflação está sob controle. O nível de investimentos melhorou, embora ainda precisemos avançar neste particular. Temos um volume considerável de reservas internacionais. E tivemos em 2023 um crescimento próximo à marca de 3%. Os dados mais importantes da economia brasileira são positivos”, afirmou Dantas. 

“Mesmo assim, é necessária uma ressalva. Embora tenhamos bons indicadores, sempre há um senão a ser considerado, que são as condições de vida da população brasileira. Apesar dos dados macroeconômicos positivos, nós, economistas, sabemos que há uma quantidade significativa de problemas que afetam diretamente as pessoas que estão nas classes sociais menos privilegiadas”, pontuou. “Neste particular, é preciso que o Estado adote iniciativas que venham contemplar estas questões. Por isso, precisamos continuar lutando por um Estado que seja capaz de cumprir suas funções”. 

 “Embora tenhamos bons indicadores, sempre há um senão a ser considerado, que são as condições de vida da população brasileira. (…) nós, economistas, sabemos que há uma quantidade significativa de problemas que afetam diretamente as pessoas que estão nas classes sociais menos privilegiadas”

Paul Dantas da Costa, presidente do Cofecon

Dantas abordou a questão da fome e da pobreza, contextualizou a Agenda 2030 da ONU e propôs uma tributação internacional como forma de reunir recursos que possam ser usados para combater a fome e a miséria. “A intensa internacionalização das relações econômicas resultou na criação de um ambiente propício para a adoção da ideia”. E encerrou afirmando que o Cofecon tem realizado tratativas junto ao Ministério do Trabalho buscando modernizar a Lei 1.411, que regulamentou a profissão de economista no Brasil. 

O discurso de posse do presidente Paulo Dantas da Costa pode ser acessado na íntegra clicando AQUI. 

Vice-presidente: “coloco toda a minha energia nesta gestão” 

A vice-presidente do Cofecon, Flávia Vinhaes, destacou o compromisso de seu trabalho junto ao presidente Paulo Dantas da Costa. “Nos une uma dedicação incansável por um país mais justo, democrático e soberano, e nada menos do que isso. E reconheço nas gestões anteriores esta mesma motivação”, expressou a economista. “Temos um plenário diverso, porque o Brasil é diverso, e que bom que é assim. O convívio democrático com as diferenças nos traz um desconforto produtivo. Esta gestão está comprometida com o povo deste país, e coloco toda a minha energia nela”. 

O conselheiro federal João Manoel Gonçalves Barbosa falou em representação dos conselheiros federais que tomaram posse na ocasião. “Desejo à Flávia e ao Paulo Dantas sucesso. Podem contar com a nossa participação e a nossa militância junto a este mandato que espero que seja primoroso”. 

A presidente do Corecon-BA, Isabel de Cássia Ribeiro, falou em representação de todos os presidentes de Conselhos Regionais de Economia presentes, e destacou a presença feminina entre os dirigentes. “Nesta eleição tivemos quatro presidentas, sete vices mulheres e uma dobradinha de Conselhos com mulheres em Pernambuco e Minas Gerais. Gostaria de enfatizar também que é a primeira vez que o Corecon-BA elege uma mulher preta como presidente, e um preto como vice-presidente”, destacou. “Temos um clima de inclusão e solidariedade. Nosso Conselho tem o compromisso de inspirar jovens economistas, de saber que meu vice-presidente e eu tivemos a oportunidade de alçar este posto. Em parceria com o Cofecon e com os demais Conselhos, estamos tentando inspirar novas gerações de economistas”. 

“Nesta eleição tivemos quatro presidentas, sete vices mulheres e uma dobradinha de Conselhos com mulheres em Pernambuco e Minas Gerais. Gostaria de enfatizar também que é a primeira vez que o Corecon-BA elege uma mulher preta como presidente, e um preto como vice-presidente”, destacou Isabel. 

Isabel de Cássia Ribeira, presidente do Corecon-BA

José Augusto Viana Neto, vice-presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, falou em representação dos dirigentes de Conselhos de fiscalização profissional presentes. “Quando se fala em economistas, a sociedade como um todo imagina pessoas preocupadas com dinheiro. Nas premiações aqui apresentadas, todos falaram de um caráter social de altíssima relevância”, comentou. “É importante que a sociedade conheça isso. Cada um tem o dever de colocar o evento de hoje em suas redes sociais e compartilhar, porque a sociedade precisa saber disso”. 

Entrega de prêmios 

O Cofecon também realizou a entrega de premiações. Na ocasião, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, recebeu o prêmio Personalidade Econômica do Ano 2023. Em sua fala de agradecimento, destacou que “todos os que estudam economia sempre têm o desejo de fazer política econômica. No Ministério da Fazenda e no Banco Central eu pude vivenciar isso de perto”.  

No prêmio Destaque Econômico, as entidades reconhecidas em 2023 foram: na modalidade Desempenho Técnico, a Fundação Oswaldo Cruz; na modalidade Academia, a Universidade de Brasília; e na modalidade Mídia, o Jornal GGN. Também foi entregue o prêmio Mulher Transformadora, recebido pela agricultora piauiense Francisca Raimunda da Costa.  

Também foi realizada a entrega do Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas. Marcelo Justo, diretor executivo do Instituto Paul Singer, destacou o legado do economista. Na categoria Implantação de Projetos, o primeiro lugar foi obtido pelo trabalho “Fortalecimento da autogestão no bairro Vergel do Lago”, da Incubadora de Tecnologia Social (ITS) da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Alagoas. Já na categoria Assessoramento de Projetos, o primeiro lugar coube à Cáritas Arquidiocesana de Londrina, no Paraná, pelo projeto (RE)Começar. 

 Saiba mais sobre as premiações:

Gabriel Galípolo Recebe prêmio Personalidade Econômica do Ano 

Cofecon Entrega Prêmio Destaque Econômico de 2023

Francisca Raimunda da Costa recebe prêmio Mulher Transformadora de 2023  

Ganhadores recebem Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas