Lacerda prevê desempenho econômico de 2024 superando as previsões

Em entrevista ao ICL Notícias, economista afirmou que o ano “terá desafios”, mas prevê que os resultados serão melhores do que as previsões, tal como ocorreu em 2023 

O conselheiro federal Antonio Corrêa de Lacerda foi entrevistado na última quinta-feira (18) no programa ICL Notícias, transmitido pelo Instituto Conhecimento Liberta. Ele falou sobre os dados econômicos referentes ao final de 2023, a inflação esperada para este ano e a possível entrada de Guido Mantega para o Conselho de Administração da companhia Vale do Rio Doce. 

“Os dados de crescimento e inflação foram muito positivos em 2023. Se tomarmos os principais prognósticos do início do ano, o crescimento esperado era inferior a 1% e certamente fechará acima de 3%”, afirmou o economista. “A inflação foi menor que a prevista, o desempenho da bolsa de valores foi bem melhor que o esperado e outro destaque foi a balança comercial, com um superavit de quase 100 bilhões de dólares”. 

Para Lacerda, o ano de 2024 terá desafios, mas ele prevê que, tal como em 2023, os resultados serão melhores do que as previsões do início do ano. “Esses fatores, junto a outros aspectos estruturais, como uma política de neoindustrialização, um plano de transição ecológica e o novo PAC, deverão impulsionar os investimentos, trazendo crescimento em curto e médio prazo com geração de renda e emprego”, analisou. 

“Para a inflação de 2024, o centro da meta é apertado e certamente a pressão dos alimentos se fará sentir; por outro lado, temos a acomodação de vários preços, favorecidos por uma certa valorização do real frente ao dólar”, comentou o conselheiro federal. “Considerando a margem que temos, a inflação deverá fechar próxima da meta, algo em torno de 4%, que é uma inflação bastante controlada”. 

O presidente Lula tem trabalhado pela nomeação de Guido Mantega para o Conselho de Administração da companhia Vale do Rio Doce. “Ele é um dos melhores quadros que temos, foi o ministro da Fazenda mais longevo da história do Brasil e prestou serviços relevantes como presidente do BNDES”, afirmou Lacerda. “Ele fará um grande papel na companhia, porque tem uma visão diferente daqueles que lá estão. Se eventualmente vier a assumir a presidência, terá muito a acrescentar no sentido da função estratégica que a companhia tem hoje. Não significa agir em detrimento dos valores do mercado, como a sustentabilidade e a lucratividade, mas com uma visão do que a empresa pode contribuir para o desenvolvimento brasileiro”. 

A participação de Lacerda no ICL Notícias pode ser assistida clicando AQUI.