Ana Claudia Arruda comenta redução dos juros do consignado para aposentados

Para a conselheira federal, que falou sobre o assunto à rádio Band News FM, a estratégia é interessante, mas ainda tímida levando em conta a inflação projetada para 2024 

O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou neste mês o novo teto para os juros do crédito consignado (com desconto na folha de pagamento) para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão reduz o limite em 0,04 ponto percentual – uma queda de 1,80% para 1,76% ao mês. A medida deverá entrar em vigor oito dias após a publicação no Diário Oficial da União. 

A conselheira federal Ana Claudia Arruda falou sobre o assunto em matéria veiculada pela rádio Band News FM. “É uma estratégia interessante por parte do governo federal, de alinhamento com as políticas macroeconômicas, de redução da taxa Selic, mas que é uma medida ainda muito tímida com relação às condições destes aposentados, tendo em vista que para uma inflação projetada em torno de 4% ao ano, são taxas de juros ainda extremamente elevadas”, comentou a economista. 

O Ministério da Previdência tem proposto reduções no limite dos juros para o crédito consignado desde agosto, acompanhando a queda da taxa básica de juros. Em dezembro o Copom diminuiu a Selic de 12,25% para 11,75% ao ano. Com o novo limite, alguns bancos precisarão reduzir suas taxas se quiserem continuar ofertando esta modalidade de crédito.  
 
Clique AQUI para ouvir na íntegra.