Cofecon lança projeto “Memórias e futuro da Economia Brasileira”

Solenidade acontecerá no dia 1º de fevereiro, em Brasília. Presença de Gabriel Galípolo, eleito Personalidade Econômica do Ano, está confirmada.

O Conselho Federal de Economia realizará no dia 1º de fevereiro (quinta-feira), às 19 horas, no Hotel San Marco, (SHS Q. 5 Bloco C), em Brasília, a solenidade de lançamento do projeto “Memórias e futuro da economia brasileira”.  Clique AQUI para confirmação de presença.

Para o presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, o projeto busca proporcionar uma jornada envolvente por capítulos que moldaram a economia brasileira ao longo de sua história. “Esta iniciativa é impulsionada pelo compromisso do Cofecon em disseminar conhecimento e promover a compreensão do passado econômico do Brasil, com um olhar para o futuro, estabelecendo elos essenciais entre os eventos que moldaram nossa nação e os desafios que enfrentamos hoje”, afirmou.

Ao longo do ano, serão abordados diferentes temas, incluindo ‘Do Real ao Real’, que mostrará a trajetória da primeira moeda brasileira até os dias de hoje; ‘80+ anos da instituição do salário mínimo e o poder de compra ao longo das décadas’; “Petrobras: de Vargas ao pré-sal’; ‘industrialização, desindustrialização e reindustrialização do país’; entre outros temas.

Entrega de prêmios

Durante a solenidade também serão entregues as premiações anuais oferecidas pelo Sistema Cofecon/Corecons.

O ganhador do prêmio Personalidade Econômica do Ano 2023 é o economista Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do Banco Central. Além das atividades como docente, Galípolo atuou na assessoria econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos e na Secretaria de Economia e Planejamento do estado de São Paulo. Foi também presidente do Banco Fator e secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Destaca-se que Gabriel Galípolo participará pessoalmente da solenidade.

Já o prêmio Mulher Transformadora será entregue a Francisca Raimunda da Costa, agricultora piauiense de 47 anos. Em 2009, mesmo com a proibição do marido, foi à cidade para um curso de produção de cajuína, tendo formado um grupo de mulheres que começaram a realizar a atividade para se desenvolverem economicamente. Hoje, 15 mulheres produzem a Cajuína Mulheres Guerreiras na área rural do município de Cocal da Telha.

O prêmio Destaque Econômico é entregue em três modalidades. Na modalidade Academia, a honraria será entregue à Universidade de Brasília; na modalidade Desempenho Técnico, a entidade premiada é a Fundação Oswaldo Cruz; e na modalidade Mídia, o prêmio irá para o Jornal GGN.

O prêmio Mulher Economista de 2023 será entregue à economista Dilma Rousseff em solenidade no 2º semestre de 2024, momento em que a agraciada estará no Brasil.

O Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas teve em 2023 sua segunda edição. Na categoria Implantação de Projetos, o prêmio de R$ 4 mil vai para a Universidade Federal de Alagoas, pelo trabalho “Fortalecimento da autogestão no bairro do Vergel do Lago”; na categoria Assessoramento de Projetos, o prêmio de R$ 6 mil vai para a Cáritas Arquidiocesana de Londrina, pelo trabalho “Assessoramento aos empreendimentos solidários na Cadeia Pública Feminina de Londrina”.

Posse da nova Diretoria

Na ocasião, serão empossados o presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, reconduzido para um novo mandato; e a vice-presidente, Flávia Vinhaes Santos. Eles terão mandato durante o ano de 2024.

Também tomarão posse nos respectivos cargos os conselheiros federais eleitos para o triênio 2024-2026: Claudemir Galvani, João Manoel Gonçalves Barbosa, Kerssia Preda Kamenach, Maria do Socorro Erculano de Lima, Paulo Hermance Paiva e Tania Cristina Teixeira como conselheiros efetivos; e Ana Cláudia de A. Arruda Laprovitera, Antonio Corrêa de Lacerda, Antônio de Pádua Ubirajara e Silva, Cid Cordeiro Silva, Evaldo da Silva e Noel Leite da Silva como conselheiros suplentes.

Serviço

Lançamento do projeto “Memórias e futuro da Economia Brasileira”, entrega de premiações e posse da nova Diretoria do Cofecon
Data e hora: 1º/02/2024, às 19h
Local: Hotel San Marco (SHS Q. 5 Bloco C)

Transmissão no YouTube: https://bit.ly/4b3hZP0

Confirmação de presença: https://forms.gle/MyYtBvoccBte78YX7