Cofecon realiza seminário Economia, Formação, Mercado de Trabalho, Gênero e Diversidade

Evento terá lugar na Universidade de Brasília e transmissão pelos canais do Cofecon. Está confirmada a participação da ministra Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck 

O Conselho Federal de Economia, com apoio dos Corecons, da Universidade de Brasília, do Centro Acadêmico de Economia da UnB e do Programa de Educação Tutorial (PET-Eco), realiza no dia 11 de outubro o seminário Economia, Formação, Mercado de Trabalho, Gênero e Diversidade. O evento tem como objetivo abordar questões cruciais relacionadas à igualdade de gênero no campo das ciências econômicas e oferecer uma plataforma para a discussão de políticas, tendências e práticas que possam promover um ambiente mais equitativo e inclusivo. 

A realização se dará em formato híbrido, com a parte presencial ocorrendo no auditório da FACE, na Universidade de Brasília. A transmissão será feita pelos canais do Cofecon. Confira a programação e inscreva-se AQUI. 

A importância do debate sobre formação, mercado de trabalho, gênero e diversidade na economia  

A mulher economista, seja no mestrado, doutorado, pós-doutorado, na função de docente, assistente ou sênior, está dentro do grupo mais qualificado de mulheres – e, ainda assim, os homens são maioria, não só na carreira de economista, mas nas demais ligadas a finanças e negócios. 

Esta posição minoritária, em grande parte dos casos, vem desde o curso de Ciências Econômicas. Na Universidade de Brasília, em 2019 houve 120 ingressantes, sendo 31 mulheres – no entanto, elas têm uma taxa de conclusão do curso mais elevada. 

No mercado de trabalho (e também nos estudos) uma das principais dificuldades refere-se à maternidade. Nas carreiras em que a mulher está alcançando o topo, 49% delas ganham muito entre 41 e 55 anos, mas não têm filhos; no caso dos homens, quanto mais bem-sucedido ele for, maior a probabilidade de ter cônjuge e filhos. Além disso, quando elas resolvem ter filhos, há mais dificuldade para voltar ao mercado. 

A maioria das mulheres empreendedoras e de negócios possuem uma rede menor do que suas contrapartes masculinas. Mas, muitas vezes, para assumir compromissos fora dos horários regulares de trabalho, elas precisam abrir mão do tempo dedicado às obrigações de casa. Em muitos casos, pessoas bastante capacitadas acabam ficando fora ou tendo dificuldade para participar do mercado de trabalho. 

O que leva à diferença nos salários e na ocupação de cargos de liderança? De que maneira as políticas de formação acadêmica e profissional podem impactar a participação de gênero? Qual é a importância de uma participação igualitária na formulação de políticas públicas? Em que áreas do mercado de trabalho a igualdade de gênero tem se desenvolvido melhor? E como incentivar mais mulheres a ingressar e permanecer no campo das Ciências Econômicas? 

Estas e outras questões serão debatidas no seminário Economia, Formação, Mercado de Trabalho, Gênero e Diversidade. O evento contará com a presença da economista Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (confirmada); e Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial (a confirmar), além de várias outras debatedoras. 

Programação 

9h30 – Mesa de abertura 
Eduardo Rodrigues da Silva, vice-presidente do Cofecon; José Luiz Pagnussat, presidente do Corecon-DF; Márcia Abrahão Moura, reitora da UnB; Daniela Freddo, coordenadora do curso de Ciências Econômicas da UnB; Teresinha de Jesus Ferreira da Silva e Flávia Vinhaes Santos, coordenadora e vice-coordenadora da Comissão Mulher Economista e Diversidade do Cofecon. 

10h às 12h – Mesa 1: Economia e Mercado de Trabalho 
Silvana Maria Parente Neiva Ramos (diretora de Economia Popular e solidária do Ceará); 
Andréa Christine Prodhol Kovalczuk (vice-presidente do Corecon-PR e economista da A SP Prodhol); Eliane Maria Martins (professora doutora e vice-presidente do Corecon-SC); Luiza Borges Dulci (gerente de projetos da Secretaria-Geral da Presidência da República). 
Mediação: Maria de Fátima Miranda (conselheira do Cofecon). 

12h – Mesa Especial: Equidade de Gênero e Diversidade – Impulsionando a Inovação e o Crescimento Econômico  
Esther Dweck (ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos). 
Mediação: Ana Claudia Arruda Laprovitera (conselheira do Cofecon). 

15h – Mesa 2: Economia e Gênero 
Isabel de Cassia Santos Ribeiro, vice-presidente do Corecon-BA e Sebrae/BA; Maria Eduarda Tannuri-Pianto, FACE/UnB; Marilane Oliveira Teixeira, Unicamp; Maria Dolores Montoya Díaz, FEA/USP. 
Mediação: Flávia Vinhaes Santos 

16h30 – Mesa 3: Ensino de Economia e Gênero 
Adriana Amado, FACE/UnB; Kellen Brito, UFPI; Vilma Guimarães, Corecon-DF. 
Mediação: Valquíria Aparecida Assis (presidente do Corecon-MG) e Kerssia Preda Kamenach (presidente do Corecon-GO). 

18h – Mesa de Encerramento: Desenvolvimento Econômico e Igualdade Social: Desafios para o Brasil 
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial (a confirmar). 
Mediação: Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, coordenadora da Comissão Mulher Economista; e Thais Custodio, coordenadora da Rede de Economistas Pretas e Pretos – REPP.