Ampliação do BRICS traz benefícios, afirma Lacerda

Conselheiro falou à CNN Brasil que novas adesões fortalecerão as iniciativas do bloco e que o Brasil só tem a ganhar

Nesta terça-feira (22), em Joanesburgo, África do Sul, terá início a XV Cúpula dos BRICS, grupo formado por cinco grandes economias de países em desenvolvimento (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Será a primeira edição presencial desde 2019 – nos últimos três anos, devido à pandemia de covid-19, as reuniões ocorreram por videoconferência.

Um dos pontos de discussão do encontro será a ampliação do grupo. Desde a sua fundação, em 2009 (quando ainda era apenas BRIC), a única expansão foi a entrada da África do Sul, em 2011. Atualmente 23 países apresentaram pedidos para aderir ao bloco. O conselheiro federal Antonio Corrêa de Lacerda falou à CNN Brasil sobre o assunto e vê a adesão de outros países como algo positivo.

“A Argentina [por exemplo] é uma grande parceira comercial. A eventual adesão traz benefícios, assim como todos os países com os quais mantemos relações”, comentou o economista. Ele destaca que novas adesões “fortalecerão as iniciativas do bloco” e que o Brasil “só tem a ganhar”. No entanto, devem ser estabelecidos critérios para que não seja apenas uma expansão por si só: “É necessário um crescimento sustentável, ou seja, com base nos interesses previamente discutidos entre os membros”.

A matéria publicada pela CNN Brasil pode ser lida clicando AQUI.