Fórum entrega manifesto ao secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social

Reunião ocorreu na tarde desta quinta-feira (27). Fórum é coordenado pelo Conselho Federal de Economia e conta com a participação de 34 entidades. 

Representantes do Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social, que congrega 34 entidades sindicais, científicas e movimentos sociais e é coordenado pelo Conselho Federal de Economia, reuniram-se nesta quinta-feira (27) com o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Gustavo Alves de Souza. Na ocasião, eles entregaram ao secretário o Manifesto aos Governantes, Parlamentares e à Sociedade em Geral, divulgado neste ano pelo Fórum. 

“Ficamos muito felizes em recebê-los e temos interesse em contar com o apoio do Fórum”, expressou Souza. Ao final, ele brincou com uma fala do ministro Welligton Dias: “O ministro sempre diz que devemos receber a todos e resolver todos os problemas”. 

“Hoje não viemos trazer nenhum problema, viemos oferecer nossa colaboração para a discussão e implementação de políticas que ajudem a combater a desigualdade social no Brasil”, respondeu a coordenadora do Fórum, economista Flávia Vinhaes.  

Além do Manifesto, os representantes do Fórum entregaram outras publicações de suas respectivas entidades, colocando-as à disposição do Ministério. Participaram do encontro a conselheira federal Flávia Vinhaes; a professora Natália Duarte (Anpae); o auditor fiscal Vilson Romero (Anfip); a auditora fiscal Rita Felicetti; e o economista Guidborgogne Nunes. 

Fórum 

O Fórum foi instituído em 2016 e é responsável pela Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil, lançada em maio daquele ano no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. A Campanha é centrada em cinco eixos: mudar o modelo tributário; preservar e ampliar os direitos sociais; preservar e ampliar políticas públicas de valorização do trabalho e da educação; reforçar a função social do Estado; e ampliar a democracia e participação social. 

Desde então, o Fórum realizou diversos debates e seminários para discutir cada um dos pontos, a fim de elencar propostas concretas para a redução da desigualdade social no Brasil. Além disso, publicou a revista Justiça Social e a cartilha “Como você vai escolher seu candidato nas próximas eleições?”.