Solenidade no Planalto exibe vídeo de evento do Cofecon com Marielle Franco

A solenidade de posse do Cofecon (2018) contou com a participação da vereadora, assassinada naquele mesmo ano.

Na tarde desta quinta-feira (27) o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, realizou a solenidade de instalação da Comissão de Combate às Desigualdades. Durante a cerimônia, a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República exibiu um vídeo em que a vereadora Marielle Franco discursava sobre a qualificação para mulheres negras durante a solenidade de posse da presidência do Conselho Federal de Economia naquele ano. 

“Devemos olhar para o Século 21 e atualizar essas informações, menos com o olhar de quem vê a minoria, mas de quem olha o debate da qualificação e da representatividade como algo que precisa estar colocado”, expressou Marielle na ocasião. Ela citou também que 92% dos postos de trabalhos de limpeza são ocupados por mulheres negras. “A desigualdade tem vida, tem cor, origem, raça, e seus atingidos precisam ter perspectiva de futuro”, continuou. 

O vídeo com a participação de Marielle Franco na posse do Cofecon pode ser visto clicando AQUI. Na ocasião foi empossado o presidente Wellington Leonardo da Silva e a vice-presidente Bianca Rodrigues, além dos conselheiros federais eleitos para o período 2018-2020. A vereadora foi assassinada em 14 de março de 2018. 

Durante o evento realizado ontem (dia em que Marielle completaria 44 anos) no Palácio do Planalto, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, assinou protocolos de intenções com o Banco do Brasil e com o Conselhão a fim de unir esforços em ações direcionadas à superação da discriminação racial e à inclusão de jovens negros no mercado de trabalho.