XIII Eneoeste tem início em Goiânia

Começou nesta quinta-feira (06), em Goiânia, o XIII Encontro de Economistas da Região Centro-Oeste. O evento se realiza na Assembleia Legislativa de Goiás e, durante dois dias, reúne economistas, acadêmicos, autoridades, estudantes e demais interessados para debater inovação e desenvolvimento sustentável. 

O presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, ao dar as boas-vindas a todos os participantes, falou sobre a reforma tributária que tramita na Câmara dos Deputados. “Os estudos e posicionamentos que o Conselho Federal de Economia tem feito possuem um enfoque diferente, acadêmico, e que dá conta do fato de termos um modelo tributário marcadamente regressivo, que consegue cobrar tributos em geral dos pobres ou menos aquinhoados em detrimento dos ricos”, expressou o economista. “A proposta atual transforma cinco tributos em um só. Nossa opinião é que iniciativas dessa natureza tem repercussão econômica zero ou próximo disso”. 

O chefe de gabinete Rafael Moura Soares falou em representação do deputado Bruno Peixoto, presidente da Assembleia Legislativa. “O deputado, economista que é, usa diariamente o que aprendeu na faculdade. Quando ele assumiu a presidência desta Casa, a primeira coisa que fez foi entender tudo o que estava sendo feito”, comentou Soares. “A Assembleia está de portas abertas a todos vocês”. 

A presidente do Corecon-GO, Kerssia Kamenach, falou sobre a importância do tema a ser discutido no evento. “Vamos abordar a questão da inovação e do desenvolvimento sustentável. Sabemos que por meio da inovação é possível desenvolver produtos e serviços, tornar os processos produtivos e logísticos mais eficientes, além de criar modelos de negócio mais sustentável”, afirmou a economista. “O evento não é apenas para economistas, é para a sociedade. A economia não faz parte apenas do contexto de nós, economistas. Está no cotidiano das pessoas, da empresa, do governo. Todos precisamos entender e debater as Ciências Econômicas”. 

O evento continua nesta sexta-feira (07), com painéis sobre o setor energético, inovação e cooperação empresarial, sustentabilidade no setor industrial e a responsabilidade do economista no desenvolvimento econômico da região Centro-Oeste.