Cristina Fróes e Tatiana Berringer lançam livro na próxima sexta-feira (06/07)

No dia 06 de julho a Universidade de Brasília receberá o lançamento do livro “South-North Dialogues on Democracy, Development and Sustainability” (Diálogos Sul-Norte em Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade), organizado pelas professoras Cristina Fróes de Borja Reis e Tatiana Berringer. O evento terá lugar no auditório azul da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE), às 17 horas.

A publicação tem origem em um ciclo de seminários realizados em 2021 pelo Núcleo de Estudos Estratégicos em Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade da UFABC com apoio da Escola do Parlamento. O livro mostra como a união de especialistas do Sul e do Norte global pode ajudar a entender e combater as desigualdades econômicas, políticas e sociais.

A atual crise econômica, caracterizada pelo aprofundamento das desigualdades, está intimamente ligada à intensificação das rivalidades geopolíticas e à crise ambiental. O livro cobre 11 temas extraídos da Agenda 2030 das Nações Unidas, conceituando democracia, desenvolvimento e sustentabilidade não apenas como estratégias, mas como valores que são integrados no processo analítico.

Entre os temas abordados no livro estão a geopolítica no século 21; neoliberalismo, democracia, autoritarismo e resistência; internet e os riscos à democracia; desenvolvimento urbano e justiça; desafios para o sul global a partir da perspectiva descolonial; dependência num sistema global de cadeias de valor liderada por corporações transnacionais; desindustrialização da economia brasileira; crise ambiental global; articulações locais e processos globais para assegurar a governança dos sistemas alimentares; ecologias políticas incorporadas de água, gênero e espaço urbano na Índia e no Brasil; e transformações produtivas, conflitos e degradação ambiental.

Organizadoras

Cristina Fróes de Borja Reis é professora da UFABC nas áreas de economia internacional e macroeconomia e conselheira licenciada do Corecon-SP. É ex-coordenadora do Núcleo de Estudos Estratégicos em Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Atualmente ocupa o cargo de Subsecretária de Desenvolvimento Sustentável no Ministério da Fazenda.

Tatiana Berringer é professora da UFABC nas áreas de política mundial e relações internacionais e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Estratégicos em Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade. É autora do livro A Burguesia Brasileira e a Política Externa nos Governos FHC e Lula.