Paulo Dantas, sobre o impacto da reforma tributária: “Preços não vão se alterar em função disso”

O presidente do Conselho Federal de Economia, Paulo Dantas da Costa, falou sobre a reforma tributária ao podcast 5 Minutos, do portal O Antagonista, na última segunda-feira (26). O substitutivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019 foi apresentado no dia 22 pelo deputado Aguinaldo Ribeiro.

“O que tem sido abordado aqui no Brasil diz respeito à reforma tributária sobre bens e serviços, ou seja, sobre a reforma tributária da tributação indireta”, apontou Dantas. “Isso não é algo que agrade muito aos especialistas como eu, porque entendemos que o Brasil é uma sociedade essencialmente deformada. Se fizermos uma expressiva reforma tributária, pode haver ganhos significativos do ponto de vista social”.

“Dizer ao cidadão comum que as coisas que ele compra no mercado, no armazém ou seja onde for, que tudo aquilo tem uma incidência de nove tributos e que agora haverá uma reforma tributária que irá transformá-los em um só, não significa absolutamente nada do ponto de vista econômico”, criticou o presidente do Cofecon. “Os preços não vão se alterar em função disso”.

A reforma tributária pode proporcionar um crescimento econômico extraordinário? Na visão do economista, a resposta é não. “Aplique o dinheiro que a sociedade tem, seja o governo ou os particulares, numa coisa chamada investimento. Isso é o que gera crescimento econômico e empregabilidade”.

O podcast pode ser ouvido clicando AQUI.