Novo Desenvolvimentismo: Políticas públicas para inovação, inclusão social e sustentabilidade ambiental

Teve início nesta quarta-feira (28) o 3º Workshop do Grupo de Pesquisas de Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento (pelo Structuralist Development Macroeconomics Research Group, SDMRG). O evento vai até o dia 30 e é realizado em formato híbrido, com a parte presencial ocorrendo na Universidade de Brasília e várias mesas de debates ocorrendo de forma on-line. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando AQUI.

Neste ano a programação tem o foco no desenvolvimento de políticas públicas buscando inclusão social e sustentabilidade ambiental, envolvendo inovação e mudança técnica. O workshop terá uma série de palestras principais, que serão realizadas de forma presencial, enquanto a maioria das sessões paralelas acontecerá apenas virtualmente.

Programação

28/06

10h – Palestra: Investimento público para uma transição ecológica justa

11h – Sessões paralelas: Supermultiplicador, Liquidez e Fragilidade Financeira (presencial); Economia Ecológica e Taxa de Câmbio Real (on-line); Financeirzação, Economias Duais e Ciclos Endógenos (on-line); Política Monetária, Distribuição de Renda, Instituições e Modelos Consistentes de Fluxo de Estoque (on-line).

15h15 – Escola de Verão do SDMRG: Novo Desenvolvimentismo e Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento

16h45 – Sessão Especial: Mudanças Climáticas e Novo Desenvolvimentismo Verde: ainda temos tempo de evitar uma catástrofe global?

29/06

9h – Sessões paralelas: Supermultiplicador e Análise do Equilíbrio Geral para Países em Desenvolvimento (presencial); Desenvolvimento, Regulação Ambiental e Política Fiscal (on-line); Política Monetária, Inflação e Distribuição de Renda (on-line).

11h – Palestra: Taxa de Câmbio Competitivo, Metas de Inflação e Desenvolvimento Econômico

11h30 – Escola de Verão do SDMRG: Novo Desenvolvimentismo e Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento

15h – Sessão Especial: Desenvolvimento Econômico Comparativo: Argentina, Brasil e Índia

30/06

9h – Sessões paralelas: Desenvolvimento Econômico, Mudança Estrutural e Sustentabilidade Ambiental (presencial); Desenvolvimento Econômico, Distribuição de Renda e Armadilha da Renda Média (on-line); Tópicos Avançados em Economia do Desenvolvimento (on-line)

11h – Palestra: Sustentabilidade num modelo Pós-Keynesiano para uma Economia Aberta

11h30 – Escola de Verão do SDMRG: Novo Desenvolvimentismo e Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento

15h – Palestra: Mercado-Fronteira como um novo grupo de periferia financeira: padrões e canais de transmissão de choques globais

16h – Sessão Especial: Mudanças Macroeconômicas para Retomar o Crescimento Econômico no Brasil

18h – Considerações Finais: Recomendações de Políticas Institucionais de Inovação para que o Brasil Volte a Crescer com Inclusão Social e Sustentabilidade Ambiental

SDMRG

O grupo de pesquisas foi fundado em 2008, após a crise financeira, e conta com mais de trinta membros dos meios acadêmico e político na América do Sul, Europa e Estados Unidos. Ele está oficialmente registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é certificado pela Universidade de Brasília.

O evento é uma iniciativa conjunta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Universidade de Brasília, com apoio do Cofecon, Corecon-DF e Corecon-GO.