Conselheira comenta nova regra de crédito para frigoríficos

Medida aprovada pelo conselho de autorregulação da Febraban conta com adesão dos principais bancos. Para Denise Kassama, a norma é bastante oportuna

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) anunciou na última quarta-feira (30) novas regras para o financiamento da cadeia de carne bovina. Ao oferecerem crédito a frigoríficos e matadouros na Amazônia Legal e no Maranhão, eles deverão solicitar dos clientes informações que demonstrem que o gado não pertence a áreas desmatadas ilegalmente.

A conselheira federal Denise Kassama falou à Revista Cenarium sobre o assunto. “Já está mais do que na hora de alguém começar a pagar a conta de todo este estrago ambiental”, comentou a economista. “No longo prazo é uma medida importante não só para a economia, mas para a preservação da Amazônia. Fazemos votos de que outras atividades primárias também tenham este tipo de medida. Só temos um planeta, temos que cuidar dele. Consertar é muito mais caro do que preservar”.

A norma, aprovada pelo Conselho de Autorregulação da Febraban, estabelece que até dezembro de 2025 os frigoríficos devem implementar um sistema de rastreabilidade e monitoramento que permita demonstrar a não aquisição de gado associado ao desmatamento ilegal. Entre as informações prestadas, deverão estar a existência de embargos do Ibama, a documentação de compra e venda, o cadastro ambiental rural das propriedades, a origem do gado e a informação de existência ou não de trabalhadores em condições análogas à escravidão.

A medida já tem a adesão dos maiores bancos associados à entidade. A matéria pode ser lida clicando AQUI.