Está no ar o site do XXV Congresso Brasileiro de Economia

Faça parte da edição 2023, que acontecerá em São Luís-MA, entre os dias 07 e 10 de novembro.  

Está no ar o site do XXV Congresso Brasileiro de Economia, que será realizado de 07 a 10 de novembro de 2023 em São Luís, Maranhão. O evento tem como tema “Um novo futuro: Planejamento, Desenvolvimento e Sustentabilidade” e será palco de debates sobre temas prioritários para o desenvolvimento nacional, considerando também as desigualdades regionais. O site pode ser acessado em: http://cbe.cofecon.org/. As inscrições serão abertas em breve. 

O evento, que terá lugar no Hotel Luzeiros São Luís, contará com palestras, mesas redondas, workshops, encontros temáticos, apresentação de trabalhos científicos, cerimônias de premiação e homenagens. 

Programação 

A abertura do evento acontecerá no dia 07 de novembro, a partir das 19 horas, e contará com a realização da palestra magna “Um novo futuro: Planejamento, Desenvolvimento e Sustentabilidade”. Nos dias 08 e 09, pela manhã, a programação contempla cursos e trabalhos científicos. Além disso, na quarta-feira (08) haverá o Fórum da Mulher Economista e Diversidade, sob a coordenação da conselheira federal Terezinha de Jesus Ferreira. As convidadas são Luciana Mendes Santos Servo, Kellen Carvalho de Sousa Brito e Potyra Trena. A moderação será da conselheira federal Ana Cláudia Arruda Laprovitera.  

Já na quinta-feira (09), o Fórum de Perícia, coordando pela conselheira federal Maria de Fátima Miranda, recebe André Koerich, Tiago Jazynski, Claudio Balreira e Angleliz Suckow. A moderação será de Pedro Afonso Gomes.   

O período da tarde, nos dois dias será dedicado às mesas de debates e, à noite, haverá a palestra especial.  

Palestrantes confirmados 

O evento contará com três palestras especiais – e uma delas tem como palestrante confirmado o ministro da Justiça, Flávio Dino. Ele falará sobre “Instituições, democracia e desenvolvimento”. Atuou como magistrado no Maranhão entre 1994 e 2006, foi deputado federal no período de 2007 a 2010 e governador do Maranhão por dois mandatos (2015-2022). Também foi diretor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). 

A palestra especial sobre “Economia internacional e a nova geopolítica”, na noite de encerramento do evento, ficará a cargo de Paulo Nogueira Batista Junior e Elias Jabbour. Batista foi diretor-executivo no Fundo Monetário Internacional e vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento. Jabbour é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e recentemente foi indicado para chefiar o departamento de pesquisa do Novo Banco de Desenvolvimento. 

Eixos de debate 

O evento está dividido em três eixos de debate, sendo eles planejamento, desenvolvimento e sustentabilidade. O primeiro deles terá mesas de debate sobre economia brasileira, desenvolvimento regional e finanças públicas, e tem como palestrantes confirmados André Horta, Antonio Corrêa de Lacerda, Aristides Monteiro Neto, Carlos Pinkusfeld Bastos, Célia Maria da Silva Carvalho, Fernando Mattos, José Roberto Afonso, Leda Maria Paulani, Luiz Alberto Esteves, Luiz Carlos Bresser-Pereira e Tânia Bacelar. Fernando de Aquino, Lauro Chaves e Roberto Santos Matos serão os mediadores. 

O segundo eixo contempla discussões sobre planejamento para o desenvolvimento, políticas sociais e economia da saúde. Entre os nomes confirmados encontram-se André Roncaglia, Carlos Augusto Gadelha, Carlos Mussi, Carlos Ocké-Reis, José Luiz Oreiro, Ladislau Dowbor, Marcelo Manzano e Rosa Maria Marques. Os mediadores serão Flávia Vinhaes, Marcelo Apolônio Duailibe Barros e Talita de Sousa Nascimento Carvalho.

Por fim, no terceiro eixo serão abordados os povos tradicionais, a economia solidária e a transição energética. Alguns dos palestrantes já confirmados são Anderson Oriente, Carlos Eduardo Soares de Oliveira Junior, Cristina Fróes de Borja Reis, Danilo Araújo Fernandes, Julio Grudzien Neto, Marcela Vieira Gonçalves, Renato Peixoto Dagnino e Rogerio Studart. Denise Kassama, Frednan Bezerra dos Santos e Teresinha de Jesus Ferreira da Silva serão os mediadores.

Acesse o site http://cbe.cofecon.org/ e confira as informações completas do evento.