Cofecon abre inscrições para oficina de Economia Comportamental

Oficina gratuita está disponível na plataforma EAD do Cofecon. Os novos conteúdos serão disponibilizados nos dias 6, 13 e 20 de junho. No dia 27 a aula será ao vivo, às 17h. 

Estão abertas as inscrições para a oficina gratuita de Economia Comportamental, oferecida pelo Cofecon e Corecon-PR e ministrada pelos economistas Kaio Arlei Strelow e Edinéia Lopes da Cruz Souza. Ao longo dos 4 módulos, nos dias 06, 13, 20 e 27 de junho, sempre às 17 horas, os participantes irão conhecer sobre os principais autores e a evolução da economia comportamental no mundo e no Brasil, arquitetura de escolha: definições e fundamentos, estudos de casos e aplicações de Economia Comportamental nas finanças pessoais.  

Com formato 100% on-line, as aulas ficam disponíveis na plataforma por 60 dias a partir do dia 06 de junho. A inscrição é gratuita diretamente em www.cofecon.org/ead , com emissão de Certificado no final da oficina.  

Tema 

A Economia comportamental é uma disciplina relativamente nova que busca incorporar os desenvolvimentos teóricos e descobertas empíricas do campo da psicologia na economia. Esse campo de estudo tenta entender como o comportamento humano interfere nas decisões econômicas. Um economista comportamental pode atuar em diversas áreas, como: Marketing e consumo, Economia do trabalho organizacional, Economia da saúde e bem-estar, Finanças e investimentos, Políticas públicas, etc. 

Programação 

06/06 – Aula 1
O que é Economia Comportamental
Principais autores e a evolução da teoria no mundo e no Brasil
Conceitos: Vieses, Heurísticas e Ruídos  

13/06 – Aula 2
Arquitetura de escolha: Definições e fundamentos 
Nudge: O que é, para que serve e onde se aplica?
Estudos de caso sobre Economia Comportamental na esfera pública   

20/06 – Aula 3
Estudos de caso sobre auditorias de ruído, Economia de energia, dentre outras
Perguntas e respostas  

27/06 – Aula 4
Aplicações de Economia Comportamental nas finanças pessoais: Decisões de consumo, Poupança e aposentadoria, Prevenção e Fraudes financeiras.
Atuação de economistas com Economia Comportamental 
Aula ao vivo com possibilidade de perguntas e respostas 

Professores  

Edinéia Lopes da Cruz Souza é economista (Corecon-PR nº 8963), graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM/ UNESPAR) e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo). É coordenadora do Grupo de Estudos de Economia Comportamental – GEECOM. Atua como Professora Assistente na Pontifícia Universidade Católica – PUCPR Campus Toledo e consultora no Econolab Economistas Associados. 

Kaio Arlei Strelow é economista (Corecon-PR nº 8914), graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Cascavel), laureado com o Prêmio Paraná de Economia (2022). É membro do Grupo de Estudos de Economia Comportamental – GEECOM. Atua como assistente técnico na Valor Efetivo Cálculos Judiciais e como consultor no Econolab Economistas Associados. 

A Escola de Educação a Distância para Economistas 

A Escola EAD para Economistas oferece oficinas gratuitas ministradas por profissionais experientes e qualificados, garantindo que os alunos recebam conhecimento atualizado e relevante para o mercado de trabalho.  

Serviço   

EAD: Economia Comportamental – Uma introdução aos principais conceitos e aplicações 
Quando: 06, 13, 20 e 27 de junho, às 17:00
Onde: Plataforma EAD para Economistas
Custo: Gratuito, com emissão de certificado.
Inscrições: www.cofecon.org/ead