Conselheiro Federal comenta previsão da inflação

Fernando de Aquino aponta, em matéria da Agência Brasil, mudança da política de preços e seus impactos 

O Banco Central do Brasil divulgou nesta segunda-feira (22) uma nova edição do boletim Focus, pesquisa de mercado de periodicidade semanal. Entre as projeções mais destacadas, a expectativa de inflação para 2023 caiu de 6,03% para 5,80% e o crescimento previsto do PIB passou de 1,0% para 1,2%. 

Em matéria publicada pela Agência Brasil, o coordenador da comissão de Política Econômica do Conselho Federal de Economia, Fernando de Aquino, aponta a mudança da política de preços da Petrobras como principal fator que contribui para a redução da estimativa de inflação. 

“Houve uma queda nos preços das commodities, favorecendo essa redução nas expectativas de inflação. Em relação ao PIB, as últimas pesquisas têm dado sinais de um nível de atividade crescendo, e uma inflação menor. A queda nos custos dos combustíveis e commodities tende a viabilizar taxas de juros menores, o que vai favorecer um crescimento melhor do PIB”, conta o especialista. 

O Boletim Focus prevê também que o ano de 2023 pode terminar com o dólar valendo R$ 5,15 e a taxa básica de juros (Selic) em 12,5%.