Internacionalistas formados na UFSC e UNIJORGE poderão ter registro nos Corecons, como determinado na 723ª Sessão Plenária

Um dos itens de pauta da 723ª Sessão Plenária do Cofecon, realizada em Brasília nos dias 19 e 20 de maio, foi a possibilidade de registro, nos Conselhos Regionais de Economia, dos graduados em Relações Internacionais oriundos do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), com sede na Bahia, e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os processos foram relatados pelo conselheiro federal Carlos Alberto Safatle. 

Os egressos de cursos conexos ao de Economia – como é o caso de Relações Internacionais – podem ser registrados nos Conselhos Regionais de Economia, desde que sejam atendidos alguns requisitos específicos. Entre eles, a matriz curricular do curso (que varia de uma universidade para outra, razão pela qual cada curso ofertado deve ser analisado) deverá conter um mínimo de 30% de disciplinas de conteúdo econômico. 

A análise de cada grade curricular é feita pela Comissão de Educação do Cofecon, mediante solicitação dos Corecons. Em caso de aprovação, os egressos de um curso numa determinada universidade poderão ser registrados nos Corecons. A lista de cursos aprovados pode ser encontrada clicando AQUI. (https://www.cofecon.org.br/cursos-conexos/) 

O registro permite que os profissionais graduados em cursos conexos aos de Economia possam desempenhar atividades dentro do escopo da Lei 1.411/51, mas resguardando aquelas que são privativas de economistas – pela lei, o título de economista cabe apenas aos bacharéis em Ciências Econômicas com o devido registro.