Cofecon entrega prêmio Destaque Econômico

DIEESE, PUC-SP e Valor Econômico são os grandes vencedores de 2022

Na última quinta-feira (26) o Conselho Federal de Economia realizou a entrega do Prêmio Destaque Econômico. Dividido em três modalidades, a honraria reconhece entidades que contribuíram com a ciência econômica no uso das ferramentadas dadas pela profissão, no ensino superior e na qualidade da transmissão de notícias econômicas.

Desempenho Técnico – DIEESE

“Receber o prêmio de Destaque Econômico pelo conselho é uma honra de grande valor. É um prêmio que se refere a um ano de muita resistência, muita luta e de grande vitória da democracia e da classe trabalhadora nas urnas”, discursou Maria Aparecida Faria, presidente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). “Manter o DIEESE cumprindo sua missão só foi possível graças ao trabalho de um conjunto de economistas, sociólogos, administradores, estatísticos e outras ocupações. Apesar das dificuldades, se mantiveram firmes na missão que lhe foi conferida pela casa. Também é um agradecimento ao movimento sindical brasileiro, que teve o discernimento de garantir a sobrevivência do DIEESE em um dos seus períodos mais difíceis”.

A modalidade Desempenho Técnico visa prestigiar entidades, públicas ou privadas, que tenham alcançado destaque na aplicação prática do instrumental fornecido pela ciência econômica. Neste ano, o Departamento Intersindical De Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) foi o vencedor – a entidade já havia sido reconhecida antes em 2018. Criado em 1955, o DIEESE desenvolve pesquisas que subsidiam as demandas dos trabalhadores. “Resistimos à reforma trabalhista de 2017 e aos inúmeros ataques aos direitos sociais e trabalhistas. Lutamos contra a reforma da Previdência e barramos a reforma administrativa. Em cada uma destas lutas, o DIEESE esteve presente, pesquisando, educando, assessorando o movimento sindical, produzindo conhecimento”, argumentou Maria Aparecida. “Num momento em que se questionou a ciência, o DIEESE produziu ciência. Foi pela luta do movimento sindical e social que conquistamos o auxílio emergencial”.

Modalidade Academia – PUC-SP

“Acredito que o fato da PUC receber esta honrosa distinção deve-se não somente à qualidade e excelência acadêmica de nossos docentes, tanto do ponto de vista didático como da produção científica, mas também do reconhecido destaque que os egressos veem sistematicamente obtendo no âmbito profissional”, expressou o coordenador do curso de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). “Há mais uma razão importante que não pode deixar de ser mencionada: trata-se da perspectiva teórica e metodológica que caracteriza o curso. Não se trata de um entendimento exclusivo nosso, mas é algo que muito nos orgulha. Ao contrário de uma perspectiva limitada que proporciona uma visão estreita da economia que atende interesses muito específicos de grupos sociais estritos, a PUC-SP busca proporcionar uma visão muito mais ampla e muito mais comprometida com os interesses da sociedade”.

Na modalidade Academia, destinada a nobilitar instituições de ensino superior, universidades ou outras entidades que tenham se destacado no avanço ou aperfeiçoamento do ensino de ciências econômicas. A PUC-SP recebe o prêmio pela segunda vez – a primeira foi em 2018. No ranking do Ministério da Educação, a instituição se mantém como a melhor universidade não pública do estado e a segunda melhor do país.

Modalidade Mídia – Valor Econômico

“No momento em que o país vive, teremos a oportunidade de produzir muitas matérias de interesse de toda a comunidade dos economistas e de vários setores econômicos”. Com estas palavras, o jornalista Fernando Exman recebeu o prêmio em nome do jornal Valor Econômico. A modalidade Mídia destina-se a nobilitar veículos de comunicação que tenham se destacado pela qualidade na transmissão de informações econômicas.

O jornal Valor Econômico foi reconhecido nas três primeiras edições do prêmio, em 2013, 2014 e 2015. Fundado em 2000, o veículo é referência de credibilidade quando se trata de notícias do mundo econômico. Esta é a quarta vez que o Valor é premiado como Destaque Econômico pela Cofecon. Para agradecer, Exman compartilhou um panorama da profissão: “Esse reconhecimento do nosso trabalho vem nesse momento em que o exercício da profissão de jornalista foi muito difícil. Vem coroar um esforço muito grande de toda uma equipe”.

A entrega do prêmio foi parte da solenidade de lançamento do projeto “Economista Registrado: Melhor para o Brasil”, na qual foram empossados a nova presidência e os novos conselheiros do Conselho Federal de Economia. O vídeo da entrega do prêmio Destaque Econômico pode ser visto clicando AQUI.