Antonio Melki Junior é a Personalidade Econômica do Ano 2022

Tânia Bacelar recebeu o Prêmio Mulher Economista, enquanto Joice Marques foi reconhecida como Mulher Transformadora

“Juro fazer da minha profissão de Economista um instrumento não de valorização pessoal, mas sim utilizá-lo para promoção do bem-estar social e econômico de meu povo e minha nação, cooperar com o desenvolvimento da ciência econômica e suas aplicações, observando sempre os postulados da ética profissional”. Este é o juramento pronunciado pelos economistas durante a solenidade de graduação, e os prêmios Personalidade Econômica do Ano e Mulher Economista reconhecem profissionais que cumpriram, com excelência, aquilo que juraram. Em 2022, Antonio Melki Junior (in memoriam) foi homenageado como Personalidade Econômica do Ano, enquanto Tânia Bacelar foi reconhecida como Mulher Economista.

Já o prêmio Mulher Transformadora foi criado pelo Cofecon para reconhecer mulheres que, sendo economistas ou não, atuam em projetos de responsabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento da economia solidária e do empreendedorismo, causando um impacto positivo na sociedade. Em 2022, o prêmio foi concedido a Joice Marques.

A entrega das honrarias pode ser assistida clicando AQUI.

Personalidade Econômica do Ano: Antonio Melki Junior

Graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas Dr. Clovis Salgado, Antonio Melki Junior foi um importante colaborador e fez parte da história do Sistema Cofecon/Corecons. Atuou como secretário executivo do Cofecon no período de 1985 a 2000, e como conselheiro federal por quatro mandatos (2008-2010; 2011-2013; 2015-2017; 2018-2020). Entre outros projetos, esteve à frente das Comissões Eleitoral e de Normas e Legislação, com forte atuação também na comissão de Política Econômica.

Antonio Melki Junior faleceu em fevereiro de 2022. Postumamente, foi eleito pelo plenário do Cofecon para receber o prêmio Personalidade Econômica do Ano, recebido na solenidade por suas filhas Luiza, Ana e Flávia.

“Queria agradecer pelo carinho daqueles que conheceram meu pai, foi um ano bem difícil para nós, e agora por este reconhecimento profissional do trabalho ao qual ele se dedicou por toda a vida”, expressou Luiza Melki. “Temos muito orgulho do profissional que ele era, muito dedicado, muito competente, um exemplo para nós”, completou Ana.

Esta é a primeira vez que o prêmio realiza uma homenagem póstuma. Todos os demais ganhadores do prêmio, entregue anualmente desde 2004, o receberam em vida.

Mulher Economista: Tânia Bacelar de Araújo

Tânia Bacelar de Araújo participou da solenidade de forma remota. A ganhadora do prêmio Mulher Economista de 2022 é doutora em Economia Pública, Planejamento e Organização do Espaço pela Universidade de Paris I, Pantéon-Sorbonne. Foi diretora da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), secretária de Planejamento e de Fazenda do Estado de Pernambuco, secretária de Planejamento do Município do Recife e secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional. É professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, sendo também sócia da CEPLAN Consultoria Econômica e Planejamento. Em 2018 foi premiada pelo Cofecon como Personalidade Econômica do Ano.

“Em nível internacional, as mulheres comandam – ou comandaram, até recentemente – importantes instituições como o Tesouro dos Estados Unidos, o Conselho de Governadores do Federal Reserve e o Fundo Monetário Internacional. No quadro de economistas do FMI e do Banco Mundial, a maioria são mulheres. No Brasil, já tivemos uma economista como Presidente da República. A presidente do STJ é uma mulher, assim como a ministra do Planejamento e a ministra da Gestão, esta última uma das melhores economistas do País”, explanou, fazendo referência a Esther Dweck. E fez uma referência ao debate econômico nacional: “O mercado cobra equilíbrio fiscal a todo custo. Mas eu tive a honra de ter sido aluna de Maria da Conceição Tavares. Aprendi que estabilizar, crescer e distribuir precisam ser conjugados juntos”.

Mulher Transformadora: Joice Marques

A produtora cultural e mobilizadora social Joice Marques, integrante da gestão da Casa Akotirene, na Ceilândia, recebeu o prêmio Mulher Transformadora 2022, criado para reconhecer mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da responsabilidade social, da economia solidária e do empreendedorismo, impactando economicamente a sociedade de forma positiva e capacitando comunidades em várias modalidades produtivas. Joice é gestora da Casa Akotirene, localizada na QNN 23, na Ceilândia, Distrito Federal. Ali são oferecidos serviços de acolhimento, oficinas, acompanhamento psicológico e jurídico a cerca de 150 famílias da comunidade, além de outros eventos – inclusive em parceria com a Secretaria da Mulher.

“Não estou aqui sozinha. Trago todas as mulheres da casa Akotirene. É uma construção coletiva e este prêmio é de todas nós, Akotirenes”, afirmou Joice ao receber o prêmio. “O quilombo urbano é um espaço de acolhimento para a nossa comunidade, especialmente para mulheres e crianças. Nosso foco é o combate ao racismo, à violência e às desigualdades. Para isso, a educação, formação e capacitação são muito importantes. Precisamos estar inclusas na economia. Só assim vamos vencer as desigualdades. Convido todos a conhecerem o trabalho da Casa Akotirene”.