Cofecon entrega Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas

Escritório de projetos da UESC vence na categoria Incubação; apoio da PUC-SP a cooperativa de costureiras vence na categoria Assessoramento

Na última quinta-feira (26) o Conselho Federal de Economia realizou a entrega do Prêmio Paul Singer de Boas práticas acadêmicas, que teve sua primeira edição realizada em 2022.

O Prêmio Paul Singer foi promovido pelo Cofecon em parceria com o Instituto que homenageia o economista austro-brasileiro. “O instituto foi formado em 2021. Entramos em contato com um circuito de parceiros e apareceu o Cofecon, por meio do Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária. O prêmio era um sonho nosso que acabou chegando mais cedo do que esperávamos, e desejamos que continue por muitos anos”, destacou o diretor-presidente do Instituto Paul Singer, Marcelo Gomes Justo.

Isabel de Cássia Santos Ribeiro, vice-presidente do Corecon-BA, subiu ao palco para entregar a João Carlos de Pádua Andrade o prêmio de primeiro lugar na categoria Incubação de Projetos pelo trabalho “Elaboração, incubação e desenvolvimento de projetos que focam na economia solidária”, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). À frente da plateia, Andrade agradeceu a oportunidade de participação no evento, enalteceu a faculdade na qual leciona e as comunidades com quem trabalha: “gostaria de agradecer a comunidade de pescadores, agricultores, empresários. A gente capta recursos de diferentes fontes nacionais e internacionais e realiza esse trabalho de extensão”.

Na categoria Assessoramento de Projetos o foco se dá em trabalhos de apoio a iniciativas de economia solidária já existentes. O grande vencedor na categoria foi o trabalho “Criação de cooperativa de costureiras da Casa Verde”, da Universidade Católica de São Paulo. Em discurso, Fernando Camilher Almeida, professor representante, explicou: “É um projeto que visa, fundamentalmente, conectar um território ao desenvolvimento. É um trabalho de desenvolvimento local”, explicou. “Houve um trabalho muito aprofundado de mapear as caias produtivas e localizar as pessoas mais frágeis, para que junto com políticas públicas possamos gerar emprego e renda dentro do território”.

Em segundo lugar ficou o projeto “Análise dos efeitos da implementação de moeda social e outros incentivos à prática de economia solidária no município de Niterói”, da Universidade Federal Fluminense (UFF), representada por Carolina da Silva Lessa.

Em terceiro lugar, ficou o projeto “Feira de Economia Solidária”, desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Representante do projeto, a professora Sibelle Cornélio Diniz da Costa parabenizou a iniciativa da premiação: “O prêmio tem um potencial enorme, na minha visão, de visibilizar a extensão universitária dentro dos cursos de economia”.

A entrega do prêmio foi parte da solenidade de lançamento do projeto “Economista Registrado: Melhor para o Brasil”, na qual foram empossados a nova presidência e os novos conselheiros do Conselho Federal de Economia. O vídeo da premiação pode ser assistindo clicando AQUI.