Conselheiro comenta volta do pagamento do Auxílio Gás

O conselheiro federal Fernando de Aquino Fonseca Neto falou ao portal Brasil 61 sobre a volta do pagamento do programa Auxílio Gás no mês de fevereiro. O benefício será depositado a cada dois meses, no valor médio do botijão de 13 kg – que, em dezembro, foi de R$ 112,00 e beneficiou 5,9 milhões de pessoas.

“É um benefício muito importante no Brasil para as famílias de baixa renda, porque é um item essencial no preparo dos alimentos em casa, e que não tem substitutos fáceis ou acessíveis”, comentou o conselheiro. “A boa notícia é que o governo atual manteve o pagamento em 100% do valor do botijão”.

O Auxílio Gás foi lançado em 2021, pagando aos beneficiários a metade do valor médio do botijão. Com a PEC dos Benefícios, aprovada em meados de 2022, o valor foi aumentado para 100% até dezembro de 2022. A manutenção da porcentagem foi assegurada pela PEC da Transição.

Podem ter direito ao pagamento as famílias inscritas no Cadastro Único que recebem até meio salário mínimo por pessoa e as que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).