Retrospectiva 2022: Debates de conjuntura e Notas Oficiais + Panorama da Economia

A Comissão de Política Econômica do Conselho Federal de Economia realizou, ao longo de 2022, o Economia em Debate, com a participação de convidados economistas. Uma novidade, este ano, foi a participação de jornalistas de grandes veículos na mediação das lives. Confira abaixo:

1. O mais visualizado

No dia 15 de setembro, foi feita o debate com assessores econômicos dos candidatos à Presidência da República, que incluiu uma coletiva realizada na sede do Cofecon. A transmissão contou com mais de 1,4 mil visualizações. 

2. Um tema necessário e elucidador 

No dia 27 de maio, o tema da vez foi “Por um novo arcabouço fiscal”. O evento contou com os economistas Felipe Salto, secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, e Igor Rocha, economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. A mediação do evento foi feita pela jornalista Idiana Tomazelli, da Folha de S. Paulo.  

3. Um tema que divide opiniões

No mês de janeiro o Brasil recebeu uma carta-convite para ingressar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), algo que vem sendo tentado há alguns anos. A medida tem vantagens e desvantagens para a economia brasileira e, para discuti-las, o Cofecon convidou os economistas Otaviano Canuto e Adhemar Mineiro para a edição do Economia em Debate, no dia 11 de março

4. Debate ainda muito atual 

O economista Claudio Ferraz, expôs sobre o tema políticas públicas baseadas em evidências. A live também contou com a participação de Paulo Dantas da Costa, presidente eleito do Cofecon para 2023, Fernando de Aquino, conselheiro federal, e Eduardo Araújo, ex-presidente do Corecon-ES. 

5. Debate de perspectiva para o ano que começava  

O ex-ministro Nelson Barbosa e o deputado federal Mauro Benevides Filho, ambos economistas, discutiram as perspectivas econômicas do Brasil em 2022. Também participaram do evento a jornalista Adriana Fernandes, repórter especial e colunista do jornal O Estado de S. Paulo; o presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda; e o conselheiro federal Fernando de Aquino Fonseca Neto.  

As notas oficiais produzidas em 2022, e disponíveis no site do Cofecon, foram as seguintes:
* Alternativas para superar a semiestagnação da economia brasileira;
* As armadilhas do ingresso do Brasil na OCDE;
* Pelo fim da guerra na Ucrânia;
* Por um novo arcabouço fiscal;
* Carta de João Pessoa (emitida por ocasião do XXVII SINCE). 

Retrospectiva 2022 

Acompanhe, ao longo do mês de dezembro, os temas e projetos que tiveram mais destaque no Sistema/Cofecon. Deixe o seu comentário e suas sugestões sobre os projetos. Compartilhe as melhores ações do Sistema com colegas economistas e fortaleça o debate.