Retrospectiva 2022: EAD Cofecon

Economia da oralidade, moeda social, cidades criativas, organização das finanças pessoais e perícia previdenciária foram alguns dos temas que economistas, estudantes e a sociedade em geral puderam aprender conosco ao longo de 2022. Por meio da Escola de Educação a Distância do Cofecon, os alunos tiveram acesso às oficinas de forma gratuita e certificada.  

Em 2022, a EAD ofereceu as oficinas: 

Processos Orçamentários 

A proposta da oficina é apresentar conceitos, debater teorias, discorrer sobre a importância do orçamento como fonte de informação e principal arma da sociedade. Além disso, Odilon irá falar sobre o planejamento público, a base legal e as leis que constituem o processo orçamentário, receitas e suas classificações, codificações da natureza da receita e seu detalhamento, classificação e codificação de despesas, orçamento participativo, elaboração de proposta, etapas e execução orçamentária, entre outros temas.   

Professor convidado  

Odilon Guedes Pinto Júnior é economista, Mestre em Economia pela PUC/SP, Professor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e do Departamento de Economia das Faculdades Oswaldo Cruz.  

Além disso, Odilon é professor convidado do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/ Universidade de São Paulo e do Curso de Pós-graduação Tópicos Avançados em Administração Pública – Finanças Públicas da Fundação Getúlio Vargas/SP. 

A oficina contou com mais de 1.100 visualizações totais. Acesse os links e aprenda mais sobre o tema.

Aula 1;

Aula 2;

Aula 3.  

Economia da Oralidade 

A economia da oralidade é um campo que trata da expressão oral como elemento econômico. Como campo do conhecimento, é dedicado ao estudo transdisciplinar aplicado ao pleno uso econômico da oralidade e suas implicações sociais, políticas, culturais, tecnológicas e educacionais. Já o processo de voice design é a aplicação prática da economia da oralidade, o projeto e planejamento da voz e, por extensão, o planejamento do ato de fala capaz de gerar credibilidade e consequentes resultados econômicos.   

Professor convidado  

Formado em Ciências Econômicas pela FESP, em Comunicação Social, habilitação em jornalismo pela PUC-PR e Formação e Certificação Internacional em Coaching pela SLAC. Desde 1972 atua como radialista, jornalista e pesquisador do uso da oralidade na comunicação social.  

E você, já pensou no valor da sua voz? Acesse os links das aulas e confira a oficina que está entre as mais acessadas do ano, com mais de 800 visualizações.  

Aula 1 – [Módulo 3] Oficina Introdução à Economia da Oralidade – Aula 1;

Aula 2;    

Aula 3;  

Aula 4- [Módulo 3] Introdução à Economia da Oralidade – Aula 4.

Economia Política 

A oficina tem como objetivos desenvolver a capacidade de reflexão dos alunos sobre os problemas econômicos, políticos, estruturais e conjunturais da Economia Brasileira e Mundial e as suas consequências sobre o comportamento da sociedade em geral e das empresas em particular; analisar o estudo dos antecessores dos economistas políticos clássicos, para compreender o salto dado por estes últimos (especialmente David Ricardo, Adam Smith e Malthus), por meio da análise de suas principais categorias, dentre elas suas respectivas teorias do valor; e permitir que o estudante aprofunde seus conhecimentos acerca da formação econômica do Brasil e suas características atuais. 

Tema relevante e atual, que contou com mais de 600 visualizações. Aprenda você também!  

Aula 1;

Aula 2

Perícia Previdenciária 

A área de perícia tem crescido para os economistas e com isso a oficina busca promover nos alunos o conhecimento sobre a estrutura da Previdência Social e o entendimento sobre as principais demandas em perícia social e complementar, além das qualificações para atuação na área. 

Professora convidada 

Vilma Guimarães é formada pela Universidade Federal de Goiás e é pós-graduada em Perícias Judiciais e Práticas Atuariais, especialista em Previdência Social e Complementar, além de empresária e sócia fundadora da empresa V2 Consultoria Previdenciária. Vilma é professora em cursos de curta duração em Perícia e Planejamento Previdenciário e conselheira regional e coordenadora do Núcleo de Perícias do Conselho Regional de Economia da 11ª Região (Corecon-DF). 

Entre mais de 500 visualizações totais, a oficina traz a introdução do que você precisa para atuar na área. Assista você também!  

Aula 1 – Programa EAD para economistas: Perícia Previdenciária;

Aula 2;

Aula 3.

Organizando minha vida financeira 

Uma pesquisa divulgada em março pela Confederação Nacional do Comércio revelou que 77,5% dos brasileiros encontram-se endividados. Você é um deles? Sofre para pagar as parcelas do cartão de crédito? Gasta de forma impulsiva? Gostaria de sair desta situação e se organizar para poder investir uma parte da sua renda? 

Se você respondeu sim para uma das perguntas, essa oficina é para você!  

Andreia Saragoça, nossa convidada, fala sobre diagnóstico financeiro pessoal, mapa orçamentário anual e investimentos e dá dicas de como conquistar a sustentabilidade financeira.  

O conteúdo conta com mais de 500 visualizações. Acesse você também e entre em 2023 fora do vermelho!  

Aula 1;

Aula 2; 

Aula 3;

Aula 4 – Programa EAD para economistas: Organizando minha vida financeira.

Economia Política com Rosa Maria Marques

No mês de agosto comemora-se o Dia do Economista e, como parte das comemorações, economista Rosa Maria Marques, professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), ministrou uma oficina de economia política. Rosa, que também é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política e autora de vários livros no campo da economia brasileira, capitalismo contemporâneo e políticas sociais, abordou três grandes temas durante as aulas: dominância financeira, neoliberalismo e a questão ambiental. 

A oficina contou com mais de 500 acessos. Não perca a oportunidade de aprender com a economista Rosa Maria Marques. Clique e confira.  

Aula 1;

Aula 2. 

Economia Criativa  

As aulas abordam a economia criativa, com base na história, conceitos, setores, panorama, impactos e perspectivas, além de tratar das cidades criativas, analisando características, singularidades e desenvolvimento econômico.  

O conteúdo é indicado para os empreendedores inovadores, para as classes criativas como também para os investidores de uma forma geral.   

Professora convidada  

A economista Gina Paladino é especializada no desenho e implantação de projetos da Economia Criativa em organizações e cidades. Atua como consultora, professora, palestrante e escritora. É graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com cursos de extensão e especialização no Brasil, França, Japão e Suíça. Tem mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diploma de estudos aprofundados pela Universidade de Paris.  

Entre as premiações, foi honrada com a Croix de Chevalier de L’Ordre National du Mérite, oferecida pelo Governo Francês. 

Entre no grupo de 200 pessoas que assistiram as aulas e aprenderam sobre o tema. Clique no link e aprenda sobre cidades criativas.  

Aula 1 – Economia Criativa e Cidades Criativas;

Aula 2 – [Aula 2] Economia Criativa e Cidades Criativas. 

Pila Verde – a moeda social de Santiago (RS)

Em 2020, a prefeitura de Santiago criou a Pila Verde, uma moeda social que engloba economia solidária e meio ambiente. A proposta consiste na coleta e reaproveitamento do resíduo orgânico da cidade para a produção de adubo, que será utilizado no cultivo local de alimentos da agricultura familiar, e no estímulo ao consumo desses alimentos saudáveis comercializados nas feiras da cidade. A Pila Verde é a moeda utilizada em todas as etapas. Tudo isso também tem gerado economia aos cofres públicos. 

Convidado 

Tiago Görski Lacerda é graduado em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e administração. É especialista em gestão empresarial, direito tributário, mestre e doutor em administração. Atualmente, é prefeito de Santiago/RS. 

Conheça mais sobre a iniciativa. Vale a pena aprender sobre a Pila Verde e seus impactos na comunidade. A oficina, recém divulgada, já conta com mais de 120 visualizações.  

Todas as oficinas de 2022 estão disponíveis no canal do Cofecon no Youtube. Em breve, acompanhe por aqui e pelas redes sociais do Cofecon as aulas de 2023!  

Retrospectiva 2022 

Acompanhe, ao longo do mês de dezembro, os temas e projetos que tiveram mais destaque no Sistema/Cofecon. Deixe o seu comentário e suas sugestões sobre os projetos. Compartilhe as melhores ações do Sistema com colegas economistas e fortaleça o debate.