Retrospectiva 2022: Prêmio Brasil de Economia categoria artigo temático

Neste ano a categoria Artigo Temático recebeu textos versando sobre “Estado, Economia e Democracia no Brasil”. O primeiro colocado, que recebeu um prêmio de R$ 3 mil, é o economista Luiz Carlos Thadeu Delorme Prado. Seu artigo teve como título “Um Ensaio Sobre Instituições Econômicas e Democracia em Perspectiva Histórica – O Debate Internacional e o Caso Brasileiro”, e aponta que muitas vezes a relação entre economia e democracia se manifesta de forma contraditória, e que a esta não está necessariamente relacionada ao desenvolvimento.  

O economista Roberto Padovani obteve o segundo lugar, com o artigo “Crises, rupturas e reformas no Brasil”, e recebeu menção honrosa. O autor argumenta que os poderes econômico e ideológico, que formam a sociedade civil, limitam o poder do Estado e fazem com que as crises econômicas sejam acompanhadas por tensões políticas e revisões na orientação de políticas públicas. 

Retrospectiva 2022 

Acompanhe, ao longo do mês de dezembro, os temas e projetos que tiveram mais destaque no Sistema/Cofecon. Deixe o seu comentário e suas sugestões sobre os projetos. Compartilhe as melhores ações do Sistema com colegas economistas e fortaleça o debate.