Paulo Dantas e Eduardo Rodrigues eleitos para presidente e vice do Conselho Federal de Economia

Conselheiros federais elegem Paulo Dantas da Costa e Eduardo Rodrigues da Silva para presidência e vice-presidência do Cofecon

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) realizou neste sábado, 10 de dezembro, a eleição para presidência e vice-presidência da autarquia para o exercício 2023. O atual vice-presidente, Paulo Dantas da Costa, foi eleito novo presidente para mandato a partir de 1º de janeiro. Dantas atuará ao lado do conselheiro federal Eduardo Rodrigues da Silva, eleito vice-presidente. A eleição aconteceu durante a 718ª Sessão Plenária, realizada em formato híbrido.

Atualmente, além do cargo de vice-presidente do Cofecon, Dantas é o coordenador da Comissão de Normas e Legislação do Cofecon. Por ela passam todos os normativos aprovados pelo Conselho Federal de Economia. Entre os principais trabalhos de 2022 destacam-se a regulamentação do registro de mestres e doutores pelo Cofecon, bem como alterações nas normas de registro e de procedimentos administrativos do Sistema Cofecon/Corecons. Ele também concede entrevistas a veículos de comunicação, normalmente falando sobre temas macroeconômicos e referentes a tributação.

Eduardo Rodrigues da Silva atuou em 2022 como presidente da Comissão de Licitação do Cofecon, responsável pelas aquisições de insumos e serviços necessários ao trabalho da autarquia. Também atuou nos grupos de trabalho Corecon Jovem/Acadêmico, tendo elaborado uma minuta de regimento interno para as instituições, e Migração do Sistema Cadastral e Financeiro utilizado pelo Cofecon e pelos Corecons, uma atividade que demandou grande esforço e que se encontra em vias de finalização.

Paulo Dantas da Costa é graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia e especialista em Direito Tributário e Administração Financeira Governamental. Trabalhou no Banespa até 1978. Foi Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia até junho de 1994, tendo ocupado diversos cargos de direção, inclusive o de Coordenador de Programação Financeira. Foi presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA) e presidente do Cofecon em 2014 e 2015. Atualmente, é consultor em diversas empresas públicas e privadas.

Eduardo Rodrigues da Silva é graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor do curso de Ciências Econômicas da PUC Goiás desde 1993. Foi presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas (ANGE), nos períodos de 2014 a 2016 e de 2016 a 2018. Atualmente continua na Diretoria Executiva desta entidade, na função de Tesoureiro. Presidiu o Corecon-GO por dois mandatos, nos anos 2004 e 2005.