Indústria 4.0 é realidade!

Artigo de opinião do conselheiro federal Lauro Chaves Neto*, veiculado no jornal O Povo

A Quarta Revolução Industrial já é realidade em uma economia orientada por softwares e dados. As plantas industriais se tornam inteligentes com robôs e capital humano atuando colaborativamente, os sensores coletam, enviam e recebem informações continuamente, gerando insights para a gestão de desempenho, monitoramento de máquinas e processos, prevenção de falhas, interrupções e acidentes.

Essa é a era da conectividade, onde máquinas, sistemas e aplicações conversam entre si, propiciando uma agilidade antes inimaginável. Três clusters tecnológicos são fundamentais para a transformação digital da indústria: a interação homem-máquina (robótica, realidade virtual e aumentada), inteligência artificial e poder computacional (Clouds, IoT e Blockchain).

As plantas das indústrias 4.0 devem ser quase integralmente digitalizadas e, muitas vezes, autônomas, possibilitando a entrega de produtos personalizados elaborados com elevada produtividade, custos eficientes e escala adequada.

Para que isso aconteça existe uma série de requisitos começando por big data e analytics na coleta e análise de dados; machine learning e inteligência artificial gerando insights para a tomada de decisão. É importante reforçar que a lógica da Indústria 4.0 não está relacionada apenas à produção e sim a toda a cadeia de geração de valores, ao desenvolvimento de pessoas, à gestão de ativos e à pesquisa.

Os algoritmos ajudam a indústria a antecipar tendências, riscos, produção e consumo. Toda essa gama de dados deve ser armazenada e processada nas nuvens, assim como a comunicação entre máquinas, dispositivos e softwares.

A realidade da indústria 4.0 não existiria sem a Internet das Coisas (Iot) que é a tecnologia que permite a conexão e a troca de informações. Já o IIoT (Industrial Internet das Coisas) é o conjunto de dispositivos e sensores autônomos conectados pela internet a aplicações 100% industriais.

As principais tecnologias que suportam a Quarta Revolução Industrial dependem também da chegada da tecnologia 5G, que por sua maior velocidade e eficiência permite que a indústria 4.0 saia do campo das ideias e faça parte da realidade.

*Lauro Chaves Neto – Professor da UECE, PHD em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona e Presidente da Academia Cearense de Economia.