Mês do empreendedor: orgulho e desafios

Outubro é considerado o mês do empreendedor, devido à data comemorativa de 5 de outubro, em homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei 9.841/99). De acordo com dados do SEBRAE, o setor de pequenos negócios conta com 18,5 milhões de CNPJs cadastrados e representa 99% dos empreendimentos brasileiros. 

Em entrevista ao portal de notícias Brasil 61, o professor de economia da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Feldmann recorda que os pequenos negócios foram os mais atingidos na fase crítica da pandemia de Covid-19. “O Brasil foi bastante atingido e as pequenas empresas foram muito mais afetadas ainda pela Covid. As estatísticas mostram que durante os piores meses da pandemia, entre 2020 e 2021, cerca de um milhão de pequenas empresas no Brasil fecharam”, disse Feldmann.   

Apesar de os números mostrarem recuperação das micro e pequenas empresas no país, o setor ainda não voltou ao nível pré-pandemia e empreendedor ainda pode encontrar dificuldades na hora de abrir o seu negócio — por exemplo, em relação à concessão de crédito junto aos bancos.  

Para conferir a matéria na íntegra, acesse este link