Associação japonesa realiza evento sobre o sistema japonês de produção

A Associação dos Ex-Bolsistas da Japan International Cooperation Agency (ABJICA) e a Association for Overseas Technical Cooperation and Sustainable Partnerships (AOTS) promovem, nos dias 25 a 27 de outubro de 2022, um evento sobre o Sistema Japonês de Produção. Este ano, a programação tem como tema “O sistema japonês de produção: a gestão das pessoas em foco”.   

O evento ocorrerá sempre das 19h às 21h, na modalidade on-line, por meio da plataforma Zoom. Posteriormente, os vídeos das três noites serão postados no canal no YouTube da ABJICA. Serão debatidas as questões da reindustrialização e reconversão industrial, bem como competitividade e produtividade no setor da indústria e de serviços. 

A segunda noite de programação será inteiramente internacional, promovendo uma integração com países da América Latina, sendo um palestrante do Chile e outro da Bolívia. Haverá tradução simultânea português-espanhol e espanhol/português. A participação nas três noites será contemplada com o certificado de participação no evento e será enviado para o e-mail cadastrado. Faça a inscrição neste link.

Confira a programação: 

1º dia – 25/10/22  

  • Tema 1: Como o Japão aplicou o Sistema Toyota de Produção e a gestão de pessoas no mundo pós-pandemia da covid-19 com o Professor Dr. Osamu Tsukada (Universidade de Chiba – Japão).
  • Tema 2: Sistema Japonês de Produção e o modelo de comunicação do STP baseado em Nonaka e Takeuchi com o Professor Dr. Ugo Ibusuki – UFABC.
  • Tema 3: Lançamento do Livro “Advanced Kaizen” e Palestra “A Aplicação do Kaizen para o Desenvolvimento de Pessoas” com o Sr. Claudemir Oribe – Qualipro.

2º dia – 26/10/22  

Sistema Toyota de Produção e a gestão de pessoas nos países da América do Sul e Caribe, evento feito em parceria com a Federação Latino-Americana e do Caribe de Ex-bolsistas do Japão (FELACBEJA). Teremos dois bolsistas de países da América do Sul.

  • Sr. Osamu Matsubara – Ex-Bolsista JICA pelo Chile, com o tema “Experiencia en implementación de TPM/Kaizen en latino america”.
  • Sr. Ruben Collao – Ex-Bolsista JICA pela Bolívia, com o tema “Resolución de problemas en el lugar de trabajo a través de los Círculos de Calidad”.

3º dia – 27/10/22  

  • Tema 1: O “Desenvolvimento de Talentos através da Gestão para o Genba” com o ex-bolsista JICA, Sr. Erick Komorizono – Lean Way Consulting.
  • Tema 2: “Monozukuri por meio de Hitozukuri” com a ex-bolsista Governo JICA, Profa. Dra. Cristina Ares Elisei – FATEC.
  • Tema 3: “A construção do departamento de Recursos Humanos voltado para o Sistema Japonês de Produção” com a ex-bolsista JICA e Profa. Ma. Gisele Yamauchi – USJT.