Banco Central: fatura simplificada pode ajudar a evitar endividamento

Conselheiro federal Fernando de Aquino fala em matéria da Rede CNT  

Um estudo feito pelo Banco Central do Brasil mostra que simplificar o layout da fatura do cartão de crédito pode ser uma estratégia para evitar o endividamento das famílias. O destaque de informações importantes sobre o pagamento pode incentivar melhores decisões financeiras – entre elas, o pagamento total ou parcial da dívida. 

Para Fernando de Aquino, conselheiro federal e coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon, a forma como a informação é mostrada pode ajudar. “Um outro tipo de layout e apresentação dos dados facilitaria o entendimento da operação por parte do cliente, principalmente os de menor escolaridade”, explicou   

Ao deixar de pagar a fatura integral, as pessoas estão fazendo opção pelo parcelamento. Contudo, as taxas de juros de cartão são as mais caras do país. A média anual é superior a 300%. Aquino é a favor de uma regulamentação de informações repassadas ao consumidor para “evitar esse abuso nas estratégias de marketing”. 

Atualmente, segundo Banco Central, 40% da população adulta faz uso do cartão de crédito e 30% das dívidas das famílias são relacionadas ao item. 

Para conferir a matéria na íntegra, clique neste link ou confira no player abaixo: