Crédito consignado está disponível para beneficiários do Auxílio Brasil

Conselheiro federal e coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon, Fernando de Aquino, fala ao Jornal das 22 da RIT TV  

Beneficiários do Auxílio Brasil podem pedir empréstimo consignado de R$ 160 mensais por até 24 meses. Doze bancos estão aptos a oferecer esse crédito, e a taxa de juros cobrada é de até 3,5%. O crédito faz parte do Programa Renda e Oportunidade do Governo Federal para alavancar a retomada do emprego e da economia. Segundo o Ministério da Cidadania, o objetivo é oferecer crédito para famílias endividadas se organizarem ou empreenderem.  

Para o conselheiro federal e coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon, Fernando de Aquino, quem quer empreender precisa de linhas de créditos mais baixas. “As taxas desses consignados são exageradas. Apesar de não ter nenhum risco, é um recurso que já vem descontado na fonte, então não precisaria de uma taxa tão alta”, explica o conselheiro.  

Aquino reforça que é preciso “limites para a utilização desses recursos”. Nessa modalidade de empréstimo, o beneficiário autoriza o banco a descontar a parcela diretamente do benefício.  

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse que as instituições financeiras são livres para incluir o crédito consignado do Auxílio Brasil na carta de serviços. Os bancos que ofertarem devem seguir algumas regras, como não oferecer o empréstimo aos clientes. O pedido deve ser uma livre iniciativa do beneficiário interessado.

Para conferir a matéria na íntegra, acesse: