Serviços gera mais de 51% dos empregos em agosto

O setor de serviços obteve um saldo positivo de 141.113 mil ou seja 51% dos empregos formais, no total de empregos no mês de agosto de 2022 publicado no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O Brasil passou a ter 278.639 mil trabalhadores com carteira assinada a em agosto de 2022. No mês os dados divulgados pelo Caged a houve saldo positivo na geração de vagas nos cinco grandes grupos de atividades pesquisados. O desempenho foi novamente puxado pelo setor de serviços no mês, com a criação de 141.113 postos formais.

O resultado positivo no saldo líquido de empregos formais reflete o ambiente de recuperação da atividade econômica que segue em marcha ao longo do ano, sob influência, entre outros, do processo de reabertura das atividades presenciais e dos estímulos fiscais promovidos. Ainda que seja a segunda desaceleração seguida, o ritmo de criação de empregos formais permanece forte.

O mercado de trabalho que vem se recuperando desde o fim de 2020. A recuperação foi baseada no mercado informal ao longo de todo o ano de 2021, e, a partir do final de 2021, a gente começa a ter também uma expansão da parte formal na ocupação, contribuem para ter um pouco mais de formalidade dentro da ocupação, muito embora a taxa de informalidade ainda permaneça num patamar elevado.

O aumento da taxa de juros e também o aumento do endividamento da população limitam o crescimento da atividade econômica e, consequentemente, a geração de emprego.