Agosto registra recorde de pedidos de demissão; conselheira comenta

A conselheira Ana Claudia Arruda falou nesta terça-feira (04) à rádio CBN Recife em matéria abordando a quantidade de pedidos de demissão realizados em agosto. Ao todo, de 1,7 milhão de demissões registradas em agosto, mais de 632 mil foram voluntárias – ou seja, a pedido do trabalhador.

“Isso é um fenômeno mundial, que vem acontecendo nos países desenvolvidos e chegou ao Brasil, e vem afetando o mercado de trabalho. Trata-se de uma mudança no perfil do trabalhador, sobretudo no pós-pandemia”, comentou a conselheira. “O trabalhador, nestes últimos dois anos, aceitou emprego de qualquer forma, com baixa remuneração e com posições não condizentes com suas habilidades. Agora ele repensa suas posições, e os que têm condição de fazer essa migração ou aguardar a possibilidade de um trabalho com melhor remuneração ou qualificação estão optando por essa mudança”.

Questionada se esta mudança seria boa ou ruim, Ana Claudia Arruda vê de forma positiva. “Neste quadro de debandada estão os trabalhadores mais qualificados. Infelizmente os menos qualificados não têm condições, até porque ainda temos um volume de 10 milhões de desempregados e um mercado de trabalho uberizado”, afirmou a economista. “Mas quem pode optar está migrando para abrir o próprio negócio ou trabalhar em outras condições e não aceitar o que os empregadores estão impondo”.

A mudança atenderia a uma busca por qualidade de vida. “A busca de uma vida melhor, de satisfação, a possibilidade de melhorar de vida e de condições de trabalho. Essa é uma mudança realmente interessante no mercado de trabalho pós-pandemia, os dados são uma escalada crescente que tende a continuar”, analisou Ana Claudia. “O Brasil está entrando neste modelo de reavaliação das posturas dos trabalhadores, os mais qualificados, que podem fazer esta opção estratégica nas suas vidas profissionais”.

A matéria pode ser ouvida no player abaixo: