Onde tem desenvolvimento, tem uma mulher economista

Comissão Mulher Economista do Cofecon organiza evento virtual, na próxima segunda (22), às 16h

Na educação, na ciência, na perícia, nos bancos, na mineração, na comunicação, no agronegócio ou na política: em cada um desses setores existe uma mulher economista responsável por seu desenvolvimento. 

As mulheres economistas são fundamentais na luta por uma sociedade mais inclusiva e diversa. E para apresentar esse trabalho para outras economistas, estudantes das Ciências Econômicas e sociedade, a Comissão Mulher Economista do Conselho Federal de Economia (Cofecon), recebe as economistas Vilma Guimarães, Petula Ponciano, Luciana Acioly e Daniela Freddo, além da estudante de economia Julia Cardoso para debate com o tema “Onde tem desenvolvimento, tem uma mulher economista”. A live será na próxima segunda-feira (22), às 16h, no canal no YouTube do Cofecon.  A mediação fica por conta da conselheira federal e coordenadora da Comissão Mulher Economista do Cofecon, Mônica Beraldo.

No encontro, as convidadas irão apresentar suas áreas de atuação e os impactos da mulher economista no desenvolvimento, organização e gestão de cada um desses setores. A estudante convidada falará sobre a profissão pelo ponto de vista de quem está na graduação com a partilha de anseios e expectativas para o mercado de trabalho. 

Quer saber mais sobre o impacto da mulher economista? Participe e fortaleça o papel das economistas no mercado de trabalho e na sociedade! Ative as notificações para não perder a live.  

Luciana Acioly 

Possui graduação em Ciências Econômicas (1991), doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2004) e pós-doutorado em Finanças Internacionais pela Universidade de Cambridge. Atualmente é pesquisadora na Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Tem experiência nas áreas de Economia Internacional e Finanças Internacionais, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: fluxos de capitais, investimento direto externo, crises financeiras, G20, bancos multilaterais de desenvolvimento e estudos do BRICS com especial foco na China. 

Vilma Guimarães 

Formada pela Universidade Federal de Goiás, ela também é pós-graduada em Perícias Judiciais e Práticas Atuariais, especialista em Previdência Social e Complementar, além de empresária e sócia fundadora da empresa V2 Consultoria Previdenciária. Vilma é professora em cursos de curta duração em Perícia e Planejamento Previdenciário e conselheira regional e coordenadora do Núcleo de Perícias do Conselho Regional de Economia da 11ª Região (Corecon-DF). 

Daniela Freddo 

Economista, Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB), orientadora credenciada de Mestrado e Doutorado Acadêmicos e Mestrado Profissional. Coordenadora de Graduação do Curso de Ciências Econômicas da UnB. Coordenadora da Linha de Pesquisa de Economia Política do Doutorado Acadêmico da UnB. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Formação Econômica do Brasil, História Econômica e Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: bancos, financiamento do investimento, desregulamentação financeira. 

Petula Ponciano 

Pesquisadora da Embrapa na área de Socioeconomia. Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento – PPED/ IE/ UFRJ. Mestre em Planejamento Urbano e Regional IPPUR/IE/UFRJ. Atualmente, é Chefe Geral da Embrapa Solos.  

Julia Cardoso 

Graduanda em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e vice-presidente do Corecon Acadêmico-MG.

Mônica Beraldo  

Conselheira federal e coordenadora da Comissão Mulher Economista do Cofecon. Ex-presidente do Conselho Regional de Economia do DF. Presidente do Clube Soroptimista Internacional de Brasília. Economista aposentada da Agência Nacional de Mineração. Graduada em Ciências Econômicas pela AEUDF, com especialização em Engenharia Econômica e Economia Mineral. 

Serviço 

Live “Onde tem desenvolvimento, tem uma mulher economista” 

Data: 22 de agosto 

Horário: 16h 

Local: Transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do Cofecon