Mediação e Arbitragem: fortalecimento da cidadania e da justiça

Por Angeliz Suckow

Todos nós estamos cientes de que a era ARTIGO em que vivemos irá se dividir entre o antes e o depois da Covid-19. Os acontecimentos trazidos durante a pandemia ocasionaram mudanças radicais e permanentes em relação à forma
como nos relacionamos em sociedade. Estas mudanças são determinantes para nossas futuras ações no que diz respeito às políticas sanitárias, econômicas, comerciais e à forma como nos relacionaremos com as novas tecnologias e com o Poder Judiciário.

A pandemia trouxe para todos a consciência dos desafios que são viver e sobreviver em sociedade: o inimigo invisível nos apavora e nos deixa impotentes. Nos deixa física e mentalmente abalados.

As regras sanitárias impostas pelo Coronavírus trouxeram a necessidade de nos organizarmos de forma distinta em todos os aspectos de nossas vidas: familiar, relações de trabalho (com home office), relações interpessoais e interempresariais. As regras de distanciamento impostas trouxeram a desordem em vários aspectos: atividades de produção interrompidas, acirramento dos conflitos entre as nações, falta de liquidez de empresas, impactos na cadeia de fornecimento, alta de preços, insolvência de empresas, crescimento de reclamações pela Internet, aumento de disputas dentro de condomínios e nas relações sociais de modo geral, nos conduzindo, finalmente para uma sociedade ainda mais conflituosa, tanto na esfera micro como na esfera macro das inter-relações.

Para continuar a leitura, clique abaixo: